O planeta não registra menos do que 500 mil contaminações diárias pela covid desde o dia 20 de dezembro, de acordo com dados do Our World In Data publicados nesta terça (11/1) pelo portal de notícias UOL. Na data em questão, foram 752 mil novos casos conhecidos, número 57% superior ao registrado um dia antes (19/12), quando 477 mil diagnósticos foram confirmados. Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a variante ômicron, há 47 dias, o mundo teve um aumento de 19% nos casos conhecidos de covid-19 e vem registrando recordes diários de novos diagnósticos.
“O aumento de casos pela ômicron no mundo todo é surpreendente”, comenta o médico infectologista Evaldo Stanislau, do Hospital das Clínicas da USP.
“É impressionante a capacidade e velocidade de transmissão. Em poucas semanas, ela domina um país.
” O alerta sobre os riscos da ômicron veio em 26 de novembro, dois dias após a detecção do primeiro registro da variante na África do Sul. No dia do anúncio, o mundo registrou 594.437 casos. O número diminuiu, mas voltou a ficar acima do patamar de meio milhão no dia 20 de dezembro — e não baixou mais. Em 27 de dezembro, o mundo atingiu a marca inédita de um milhão de casos confirmados num único dia.
Apenas uma semana depois, já eram mais de dois milhões de casos diários da doença.
Na segunda-feira (10), foram 3,28 milhões de novos casos, recorde de registros; em 14 dias, a quantidade de novos casos de covid triplicou no planeta.
Parte do crescimento mundial de casos, segundo o portal UOL Notícias, é atrelado ao avanço do contágio nos Estados Unidos, que chegou a registrar, sozinho, mais de um milhão de casos no dia 4 de janeiro.