Com o título ‘Mulheres Resistentes em Luta – Resistência Negra e Feminina’, na próxima terça-feira (25/3) o Movimento Negro Unificado (MNU) vai promover sua homenagem como parte das comemorações pelo 8 de março (8M) — Dia Internacional da Mulher. Com apoio da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev-RJ e do Fórum de Mulheres de Duque de Caxias, a atividade será realizada a partir das 18h, na Febef (rua General Manoel Rabelo, s/nº – Vila São Luís – Duque de Caxias).
Três mulheres muito especiais (e já falecidas) serão diretamente lembradas no evento: Isabel Cristina Baltazar (dirigente histórica do Sindsprev/RJ), Professora Luciene Medeiros (criadora do Fórum de Mulheres de Duque de Caxias) e Cláudia Conceição (Agente Comunitária de Saúde, filiada ao Sindsprev/RJ e membro do MNU). “A homenagem às três é pelo fato de terem sido mulheres muito representativas em Caxias e no Estado do Rio. Isabel Cristina Baltazar deixou uma lacuna irreparável e jamais será esquecida por tudo o que fez pela construção do Sindsprev/RJ, dos movimentos contra o racismo e em defesa das mulheres. A prof. Luciene foi uma grande militante na construção do Fórum de Mulheres em Caxias. E a Claudia Conceição foi uma ACS e militante do Sindsprev-RJ e da MNU. Uma pessoa que também participava das associações de moradores”, explica Lenyr Claudino (Leninha), ex-dirigente do Sindsprev-RJ e membro do MNU.
Ela explica que, todos os anos, o MNU realiza atividades de conscientização contra o machismo, o racismo, o fascismo e o feminicídio, além de homenagear as mulheres por conta da histórica data do dia 8 de março.
“Ao final do evento da próxima terça-feira [25], vamos entregar moções a 50 mulheres que também militam em outras entidades sindicais e organizações. Quando entregarmos as moções, vamos homenagear duas outras grandes figuras históricas, duas mulheres de grande vulto: Tereza de Benguela e Lélia Gonzalez. Contamos com a presença de todos e todas”, concluiu Leninha.