O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) expediu, na última segunda-feira (25/1), uma recomendação a 22 municípios fluminenses para que sejam adotadas todas as medidas necessárias a fim de garantir a transparência no registro e divulgação à população e aos órgãos de controle de dados de pessoas vacinadas contra a covid-19. Os municípios que receberam a recomendação do MPRJ são Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Rio Claro, Piraí, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores, Vassouras, Miguel Pereira, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paraíba do Sul, Três Rios, Areal, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e Carmo.
O MPRJ recomenda que as cidades informem, diariamente, através de seus sites oficiais na internet, a relação nominal de todas as pessoas vacinadas no dia imediatamente anterior, com identificação de nome, CPF, local onde foi feita a imunização, função exercida e nome da vacina utilizada na imunização. O objetivo é dar plena transparência à lista prioritária de vacinação.
O documento do MPRJ também recomenda que seja informada a etapa do Plano de Vacinação em que cada município se encontra, o total de doses de vacina recebidas através do Programa Nacional de Imunização (PNI), o total de doses já aplicadas na população e o número de pessoas vacinadas em cada município (incluindo a 1ª e 2ª doses).
A iniciativa do MPRJ justifica-se por denúncias sobre descumprimento dos planos nacional e estadual de vacinação contra a covid-19.
Segundo tais denúncias, pessoas fora do grupo prioritário estariam furando a fila de vacinação.