25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Ministério da Saúde monitora novas variantes de coronavírus e reforça a importância da vacinação

Devido à identificação de duas sublinhagens de uma variante do coronavírus no Brasil (JN.1 e JG.3), o Ministério da Saúde intensificou o monitoramento de novas variantes no país e reforçou a vacinação como principal meio de proteção contra a covid-19.

“Neste momento, é importante que todos os brasileiros atualizem o esquema vacinal com todas as doses recomendadas para cada faixa etária, incluindo o reforço bivalente. Todas as vacinas disponíveis no SUS [Sistema Único de Saúde] atualmente são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes”, destacou a pasta ao portal de notícias G1. Por meio de nota, o Ministério da Saúde ressaltou ainda que o antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível na rede pública para o tratamento da infecção por covid-19 em idosos com 65 anos ou mais e imunossuprimidos com 18 anos ou mais, logo que os sintomas aparecerem e houver a confirmação de teste positivo.

Inicialmente detectada no Ceará, a subvariante JN.1 vem ganhando proporção global e já corresponde a 3,2% dos registros em todo o mundo. Já a sublinhagem JG.3, também identificada no Ceará, está sendo monitorada em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Ambas as subvariantes já foram encontradas em 47 países, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em outubro deste ano, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina covid-19 pediátrica no calendário nacional de vacinação e a imunização da população de alto risco para agravamento da doença a partir de 2024.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias