Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 97 casos de infecção da nova e mais transmissível variante do coronavírus (Delta) já foram notificados no Brasil, resultando em cinco mortes até o momento.
Os registros foram feitos em sete estados.
“A pasta esclarece que os casos e seus respectivos contatos são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS) locais, conforme orientação do Guia Epidemiológico da covid-19”, afirmou o ministério, em nota.
Segundo reportagem do jornal O DIA, o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de casos da variante Delta – foram 74 até o momento. A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde afirmou ter realizado 380 processamentos de amostras e que analisa mensalmente cerca de 800 testes coletados em todo o Estado.
Em todo o Estado do Rio, a nova variante já foi confirmada em 12 cidades. Além da capital fluminense, a cepa foi identificada em Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica e São João de Meriti
Identificada originalmente na Índia, essa cepa foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação. Estimativas indicam que a variante é cerca de 50% mais transmissível do que a Alfa, descoberta pela primeira vez no Reino Unido.