26.5 C
Rio de Janeiro
terça-feira, abril 23, 2024
spot_img

Médico salva servidora na Secretaria Estadual de Saúde

A vocação do Hospital Universitário Pedro Ernesto e de seus profissionais é salvar vidas. Na última quinta-feira (26/5), mais uma vez, essa vocação se confirmou. O médico intensivista e assessor da direção geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), Marcelo Canetti ao chegar na SES pela manhã notou que uma mulher se sentia mal.

Estava tendo um ataque cardíaco.

Mas, graças ao olhar atento e rápida intervenção do médico, com a realização dos primeiros socorros até a chegada da ambulância do SAMU, a mulher sobreviveu. Caneti contou que ela estava com sinais clínicos de choque, relatando dor no peito, e logo em seguida sofreu uma parada cardiorrespiratória. O médico a colocou no chão, iniciando manobras de reanimação cardiopulmonar (compressão torácica e respiração boca a boca). Também ajudaram no atendimento os médicos, que também são do setor público, Eduardo Lennu, Renata de Santis, Jeferson Guimarães e Adriana de Sousa.

Socorro

Quando chegaram a equipe do SAMU verificou que ela apresentava arritmia. Foi realizada cardioversão elétrica, que a fez retornar ao ritmo sinusal. Neste momento, a ambulância forneceu material, e Canetti conseguiu realizar intubação orotraquial e punção venosa. Em seguida, fez contato com o médico Esmeralci Ferreira, do Setor de Hemodinâmica do HUPE, que orientou a levar a paciente ao hospital, sendo feito contato com o Bruno Max, chefe do plantão.

A paciente, de 52 anos, seguiu para o HUPE, indo primeiro para o Setor de Hemodinâmica, e depois seguindo para a Unidade Cárdio-Intensiva, onde segue recebendo os cuidados.

Na sexta-feira, a paciente, segundo boletim médico, estava estável dentro do quadro de gravidade. Dopamina dose baixa. Rim funcionando. A família ao lado dela.

Estável

Segundo os médicos, a perspectiva é de que, retirando as sedações, ela siga se restabelecendo gradativamente. “Esta mulher foi salva graças à competência e força de trabalho de uma equipe. Os heróis foram muitos”, ressaltou o médico. Neste processo, ressalta-se também o apoio fundamental da equipe da SES-RJ, através dos médicos Fernanda Fialho, Renata Santod, Lenine e o bombeiro socorrista Jeferson.

Uma grande equipe unindo forças para salvar vidas.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias