25.5 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, maio 10, 2024
spot_img

Maioria quer impeachment e vê Bolsonaro como maior culpado pelas mortes da covid-19

Às vésperas do quarto protesto nacional pelo impeachment, marcado para o próximo sábado (24/7), pesquisas de opinião mostram o tamanho da crise política que envolve o governo. O boicote de Bolsonaro às medidas de prevenção ao novo coronavírus e a demora na compra de vacinas têm aumentado a indignação da sociedade, o isolamento e a crise do governo.

Pesquisa do Instituto Data Folha mostrou que 54% são a favor da abertura de processo de impeachment de Bolsonaro pela Câmara dos Deputados; 42% disseram ser contra. Foram ouvidos de forma presencial 2.074 maiores de 16 anos, em todo o país, nos dias 7 e 8 de julho.

Outro levantamento do Data Folha comprovou que Bolsonaro já é considerado o pior presidente atrás apenas de Fernando Collor: 51% consideram seu governo ruim ou péssimo, perdendo apenas para Collor que em 1992, às vésperas do impeachment, tinha 68% de reprovação (ruim/péssimo). A pesquisa foi feita presencialmente nos dias 7 e 8 de julho com 2.074 pessoas acima de 16 anos em 146 municípios.
online pharmacy purchase priligy online best drugstore for you

Na rodada anterior, em 11 e 12 de maio, Bolsonaro tinha seu governo avaliado como ruim e péssimo por 45% dos ouvidos.

Já o levantamento feito pelo Instituto DataSenado mostrou que a maior parte dos brasileiros – entre os que consideram que houve atraso na compra de vacinas – atribui a culpa da demora ao presidente. O levantamento foi divulgado na última sexta-feira 16. Para 74% dos que responderam que a vacina foi comprada mais tarde do que deveria consideram Bolsonaro o maior culpado.
online pharmacy purchase orlistat online best drugstore for you

Em segundo lugar, com 8%, os brasileiros apontam a Anvisa como responsável pelo atraso.

Entre o mesmo público, 97% acreditam que, se a aquisição dos imunizantes pelo governo federal tivesse sido feita antes, o Brasil teria um número de mortes menor do que os 543 mil óbitos registrados desde o início da pandemia.
online pharmacy purchase fluoxetine online best drugstore for you

Além do atraso, Bolsonaro também é apontado pela população como o principal responsável pelo desempenho do Brasil durante a pandemia. Ao todo, 40% dos entrevistados atribuem ao presidente o atual cenário do país, que piorou para 61% da população, conforme mostra a mesma pesquisa.

A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de julho e foram entrevistados por telefuone 1.471 brasileiros de 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%.

Sabia da farra da vacina

Uma outra pesquisa mostrou que a população entente que Bolsonaro tinha conhecimento da farra das vacinas contra a covid-19. Levantamento nacional realizado no início do mês pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 55,8% dos brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro “sabia” da existência de corrupção nas negociações de compra dos imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Para 28,8% dos entrevistados, o presidente “não sabia” das supostas negociatas que a CPI da Pandemia começou a desnudar. Outros 15,4% preferiram não opinar. O instituto ouviu 2.006 brasileiros em todas as 27 unidades da federação entre os dias 5 e 8 de julho. A margem de erro é de 2,0%.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias