23.9 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Lapa terá 3a Corrida da Escadaria Selarón neste domingo (10)

Adultos e crianças correm, neste domingo, na 3a Corrida da Escadaria Selarón, na Lapa, no Rio de Janeiro. A atividade tem apoio, dentre outros, do Sindsprev-RJ e da Associação Hoteleira do Rio. A largada será às 8 horas da manhã, na rua Joaquim Silva 98, em frente à sede do sindicato.

 

Há duas provas, uma para as crianças e outra para adultos. Nesta última, os atletas sobem alguma vezes as escadarias, chegam a Santa Teresa e descem pela Ladeira.

 

O diretor do sindicato Luiz Henrique, que ajuda na organização do evento, convida a categoria a acompanhar a atividade. “É um evento muito divertido, é uma festa”, diz. A corrida é uma iniciativa do atleta profissional maratonista Itenilton Silva.

 

Selarón

 

O nome da corrida presta uma homenagem ao pintor e ceramista chileno Jorge Selarón. Nascido na comuna de Limache, no Chile, em 1947, o artista se radicou no Rio de Janeiro em 1983.

 

Na década de 1990, começa a renovar alguns degraus da escadaria, situada entre a Lapa e Santa Tereza, onde ficava a casa onde morava. Os azulejos coloridos chamavam a atenção e, alguns anos mais tarde, o local se tornou uma atração para turistas – brasileiros e, principalmente, estrangeiros. O trabalho do artista, que nos seus quadros sempre inseria a figura de uma mulher grávida, ganhou repercussão internacional.

 

Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade. Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Na manhã de 10 de janeiro de 2013, o artista foi encontrado morto carbonizado na famosa escadaria, próximo a sua casa. O caso jamais foi esclarecido pela polícia.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias