26.6 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

‘Jornalismo em Retração’: livro discute as consequências da plataformização nas comunicações

Lançado em 2020 pela Summus Editorial, o livro ‘Poder em Expansão – Jornalismo em Retração’, de Ricardo Gandour, aborda as transformações das rotinas produtivas do jornalismo e do trabalho dos próprios jornalistas a partir do fenômeno da plataformização e digitalização das comunicações.

Versão, em livro, de dissertação de Mestrado defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), a obra destaca, como ponto de partida para uma análise crítica das comunicações e do jornalismo na era digital, o fato de que as plataformas e redes sociais — como Google, Facebook, Twitter, Telegram, Instagram etc — não são meros suportes da informação, mas atuam também como mediadoras de relações sociais e de trabalho, passando assim a definir parâmetros para essas mesmas relações, o que se dá por meio dos fenômenos da algoritmização, dataficação, personalização e customização.

Jornalista profissional com larga experiência, Ricardo Gandour frisa que, em sua atual configuração, as redes sociais e plataformas digitais têm um duplo e contraditório efeito: por um lado, abriram novas e amplas possibilidades para as comunicações como um todo, a partir da conexão generalizada permitida pela universalização da internet. Mas, por outro lado, essas mesmas plataformas e redes, por atuarem numa lógica que privilegia o empacotamento e a customização de informações, vêm favorecendo a fragmentação de internautas em bolhas de opinião, o que atenta contra os princípios do jornalismo como construtor de uma esfera pública baseada no amplo debate entre diferentes e variados pontos de vista.

Outro fenômeno abordado pelo autor é o das chamadas Fake-News, também favorecidas pela aceleração das rotinas produtivas no jornalismo e pela superabundância de informações em tempo real, fatores que, cada vez mais, dificultam o rigor nos procedimentos de apuração e checagem de notícias.

Para Gandour, o conjunto dos fenômenos citados vêm provocando um encolhimento da imprensa como mediadora na produção de notícias, o que, segundo ele, pode degradar o ambiente informativo e prejudicar a democracia.

‘Poder em Expansão – Jornalismo em Retração’ é obra importante para os que, sendo ou não jornalistas, buscam analisar criticamente os fenômenos da plataformização das comunicações e das relações de trabalho no mundo das comunicações digitais.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias