A Fenasps (federação nacional) denuncia que, nesta semana, a direção da GEAP tem divulgado via uma mensagem aos associados(as) — por meio de carta e e-mail —, afirmando que, por decisão da direção interventora da Fundação, foi suspenso o acordo administrativo-judicial celebrado em 2019 entre a GEAP e as entidades sindicais, dentre elas a Fenasps e sindicatos filiados.
À época, o acordo foi firmado com suspensão da ação que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anulava reajustes abusivos nos planos da GEAP.
Somente no ano de 2016, a alíquota de reajuste chegou próximo dos 40% sobre os valores das mensalidades pagas pelos associados(as)!
A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) da Fenasps está analisando esta decisão da direção interventora na GEAP, que foi tomada posteriormente, após o acordo feito com a direção da GEAP da época.
Confira a íntegra do acordo, clicando no link abaixo:
A Fenasps considera que a medida tomada pelos interventores, além de cruel contra os participantes do plano, é ilegal e imoral. A Fenasps e seus sindicatos filiados tomarão medidas para que esses burocratas paguem por seus atos atentatórios contra a saúde dos integrantes do plano, trabalhadores e trabalhadoras que durante 30, 40, 50 anos contribuíram para que a GEAP se transformasse numa das maiores entidades de autogestão do país, sendo a maior empresa de saúde do Serviço Público Federal.
Assim que a análise da Assessoria Jurídica da Fenasps estiver concluída, a federação vai divulga-la, no site e redes sociais, para orientar todos os associados(as) do plano GEAP Saúde.
Desde já, entretanto, a Fenasps convoca todos os associados(as) do Plano GEAP a lutarem por seus direitos!
Veja a mensagem enviada aos associados da GEAP: