23.9 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

INSS: assembleia desta quinta-feira (9/7) organiza greve sanitária contra retomada do atendimento presencial

O Sindsprev/RJ convoca os servidores do INSS para assembleia virtual nesta quinta-feira (9 de julho), a partir das 18h.

A assembleia terá como pauta: análise de conjuntura em tempos de pandemia; informes e encaminhamentos da plenária nacional virtual da Fenasps; organização da greve/resistência sanitária no INSS e informes sobre a execução da ação dos 28,86%.

Para participar, baixe o aplicativo Google Meets no celular (os celulares com android já têm o Google Meets pré-instalado). Mensagem com o link e a senha para a assembleia virtual será enviada às listas de watsapp do INSS, na quinta-feira (9/7). Atenção: os servidores que não estiverem nas listas de watsapps do INSS poderão solicitar o link e a senha de acesso à assembleia enviando mensagem para o número (22) 998636468.

Em laptops e computadores de mesa não é necessário baixar o aplicativo Google Meets.

É só entrar no watsapp e receber o link e a senha da assembleia virtual.

Plenária da Fenasps indicou greve sanitária contra reabertura precipitada do INSS

Realizada por meios virtuais no último domingo (5/7), com participação de 120 representantes de 16 estados, incluindo o Rio de Janeiro, plenária nacional da Fenasps aprovou indicativo de greve sanitária contra o retorno ao trabalho presencial no INSS e no Ministério do Trabalho (MTE), enquanto durar a situação de emergência provocada pela pandemia da covid-19.

Na última sexta-feira (3/7), após pressões da Fenasps e sindicatos, a Diretoria de Atendimento (DIRAT) do INSS recuou da intenção de retomar o atendimento presencial na segunda (6/7), mas ainda não o fez em relação à possível retomada no dia 13 de julho. Segundo a DIRAT, o assunto será decidido esta semana, em reunião da gestão do INSS com o Ministério da Economia.

Retomada do atendimento presencial vai aumentar risco de contaminação por covid

A gestão do INSS não apresentou nenhum estudo técnico que sirva de embasamento à intenção de reabrir as unidades da autarquia para o atendimento presencial. Ao contrário, todos os dados sobre a evolução da covid disponíveis até o momento, incluindo as estatísticas do próprio Ministério da Saúde e pareceres de instituições como Fiocruz, reforçam o argumento de que o país ainda continua em situação de grave emergência sanitária. E que, portanto, é necessário manter as medidas de isolamento social e a continuidade do trabalho no INSS por meio dos canais remotos, em regime de home-office.

Uma eventual retomada do atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira (13/7) provocará aglomerações em todas as unidades do INSS no país, aumentando assim o risco de contaminação para servidores e milhões de segurados do instituto.

Ademais, a própria gestão do INSS admitiu, em reunião com a Fenasps, que o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) só será normalizado a partir de agosto.

Nesta quinta-feira (9/7), a partir das 18h, participe da assembleia virtual do INSS.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias