Servidores do Instituto Nacional do Câncer (Inca) fazem hoje (1/8), a partir das 19h, uma assembleia online para decidir sobre as próximas mobilizações pela conquista da jornada de 30h semanais.
Se você é servidor do Inca, não deixe de participar. O link para participação na assembleia pode ser acessado aqui: assembleia.
No dia 18 de julho, um expressivo ato público foi realizado em frente ao Inca 1, na praça da Cruz Vermelha, para cobrar do governo federal o respeito às 30h semanais dos servidores do instituto, conforme estabelecido no acordo da greve de 2014. Naquele ano, por meio da Portaria 260, foi prevista a extensão das 30h aos trabalhadores do Inca.
Previsão até hoje não respeitada.
O resultado é que, entre as unidades públicas de saúde, o Inca é a única que pratica 40h semanais, contrariando estudos científicos que embasaram decisão tomada em 2002 pelo órgão máximo do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), a Conferência Nacional de Saúde, que considerou as 30 horas a jornada máxima a ser exercida pelos profissionais de saúde, devido às características extremamente desgastantes do trabalho.
O ato do dia 18/7 foi organizado pelo Sindsprev/RJ, com participação de dirigentes da Associação de Funcionários do Inca (Afinca).