Iniciada na última terça (12 de maio – Dia Mundial da Enfermagem), a III Semana de Enfermagem de Niterói se encerra na próxima sexta-feira (22/5), com um importante debate ao vivo, do qual vão participar representantes de entidades da saúde e da enfermagem do Estado do Rio e do país, como Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói, Escola de Enfermagem da UFF, Conatenf, Cofen e Coren-RJ. Os eventos da III Semana de Enfermagem de Niterói estão sendo apoiados pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional (CEAP) do Hospital Municipal Carlos Tortelly, pela Regional Niterói do Sindsprev/RJ e pela Associação dos Servidores da Saúde de Niterói. O debate poderá ser acessado na página da III Semana de Enfermagem de Niterói no Facebook, a partir das 16h.
Criada por meio da Lei Municipal nº 3296/2017, a Semana de Enfermagem de Niterói deste ano tem como tema a defesa da vida desses indispensáveis profissionais de saúde. Profissionais que, em tempos de coronavírus, estão na linha de frente do combate à pandemia.
Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mostram que, desde o início da pandemia, 98 profissionais já perderam a vida devido à covid-19, número até mesmo superior às mortes de profissionais de enfermagem dos EUA, país mais atingido pelo coronavírus em todo o mundo.
Em seu dia a dia, os profissionais de enfermagem enfrentam as duras consequências do criminoso desmonte das unidades de saúde pública praticado no Brasil: falta ou insuficiência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), falta de insumos e de equipamentos necessários ao atendimento dos milhares de pacientes que buscam socorro nas redes pública e privada são os problemas mais comuns. Problemas que mostram o descaso dos governantes com os profissionais de saúde. Problemas que exigem solução urgente. Problemas que ameaçam o Sistema Único de Saude (SUS).
A luta pela valorização dos profissionais de saúde é a luta pela valorização do próprio SUS como um sistema universal e de qualidade para toda a população!
Assine o abaixo-assinado por valorização aos profissionais de saúde da rede municipal de Niterói: http://chng.it/9zbj8D6jw8