Reunida por meios virtuais na última quinta-feira (23/7), a União dos Fóruns de Luta de Niterói e São Gonçalo aprovou a elaboração de uma nota-convite para que seja criado o ‘Comitê Fora Bolsonaro e Mourão’, cujo encontro preparatório será nesta quinta (30/7), a partir das 17h.
A reunião do dia 23/7 também promoveu um amplo debate sobre os desafios da atual conjuntura para os trabalhadores e a população de Niterói e São Gonçalo, especialmente a partir da pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, foi aprovada uma nota pública de apoio à greve por tempo indeterminado iniciada pelos vigilantes do Estado do Rio no último dia 20/7. Greve que acontece em resposta ao total descaso das empresas de segurança com as reivindicações da categoria, que não luta apenas por reajuste salarial, mas por dignidade, condições de trabalho e (sobretudo) respeito.
Outro indicativo foi reivindicar a presença das organizações que compõem a União dos Fóruns na próxima reunião presencial do Conselho Municipal de Saúde de Niterói com o secretário da pasta, prevista para esta sexta-feira (31/07), às 14h.
A União dos Fóruns de Luta de Niterói e São Gonçalo também vai denunciar a forma como foram concluídas as obras de contenção em Jurujuba: algumas malfeitas, outras maquiadas e com vários trechos que sequer entraram no projeto para serem iniciados.
Sobre a covid, a União dos Fóruns produzirá um novo manifesto para solicitar audiência com o prefeito Rodrigo Neves. O objetivo é discutir os critérios utilizados pela prefeitura para adotar a flexibilização das medidas de isolamento social no município. Além de questionarem os critérios de flexibilização, os Fóruns de Luta querem a adoção de medidas protetivas em benefício dos trabalhadores, como a proibição de demissões; a suspensão dos pagamentos de aluguéis; a suspensão de dívidas bancárias e o reforço a medidas de ordem sanitária.
A próxima reunião virtual da União dos Fóruns de Luta de Niterói e São Gonçalo acontece dia 6/8, com a pauta ‘políticas públicas sobre direitos e proteção animal’.
Como forma de destacar a importância e a necessidade de o município de Niterói seguir lutando em defesa da vida e da saúde de sua população, no próximo dia 17/8, a partir das 18h30, a União dos Fóruns de Luta vai promover conferência virtual (live), com participação de representantes de Aduff, Sintuff, Fórum de Saúde, Sepe, Fórum de Moradia, Fórum de Lutas de São Gonçalo, Sindsprev/RJ, representantes dos trabalhadores ambulantes e do deputado Flávio Serafini (PSOL), que apresentará dados sobre evolução da covid em Niterói.