25.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, maio 16, 2024
spot_img

Fenasps pede suspensão do ciclo de avaliação de servidores nos ministérios da saúde e trabalho

A exemplo do que fez em relação ao INSS, a Fenasps (federação nacional) solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia (órgão que abarca os servidores do extinto Ministério do Trabalho) que seja suspenso o ciclo de avaliação para os trabalhadores da carreira da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho) devido à pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (covid-19).

Nos ofícios enviados este mês ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a Fenasps ressalta que em todo o país quase mil profissionais de saúde já foram afastados devido ao contágio pela covid-19 e alerta que grande parte da categoria já possui mais de 60 anos, parcela considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como grupo de risco para a pandemia. Para a federação nacional, a suspensão da avaliação de desempenho se justifica como forma de evitar que os servidores sejam ainda mais prejudicados.

Nos ofícios a Fenasps lembra ainda que a grande massa de servidores cedidos ao Sistema Único de Saúde (SUS) há muito exerce suas funções em péssimas condições de trabalho e que muitos deles, lotados em hospitais públicos federais ou estaduais, além de guardas de endemias, trabalham com insuficiência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Quanto aos índices de contaminação, a federação nacional informa que, em todo país, já são mais de 870 profissionais de saúde afastados por conta da covid-19.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias