26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Fenasps analisa minuta da carreira típica de Estado no âmbito do INSS

Com o título “Breves reflexões sobre a minuta de projeto de lei da carreira típica de Estado enviada ao Ministério da Economia”, a assessoria jurídica da Federação Nacional (Fenasps) publicou, na quinta-feira (30/6), em seu site, uma análise do documento. Ao contrário do estabelecido no acordo de greve, a minuta foi enviada sem que o texto fosse resultado de negociação com as entidades sindicais.

online pharmacy buy temovate no prescription pharmacy

Leia a minuta no fim desta matéria.

Clique aqui para ler a análise na íntegra.

Na avaliação, foi apontada a necessidade de reflexão sobre o fato de a minuta possuir apenas dois parágrafos e não detalhar aspectos importantes para a nova tipificação da carreira. Nesse sentido, a Fenasps faz um questionamento importante: “No atual formato de trabalho adotado pelo INSS e sem uma reflexão mais profunda sobre o tema, poderemos ver crescer (com a minuta) ainda mais a insegurança que já se tornou habitual para a maioria dos servidores?” E acrescenta: “Várias outras reflexões e discussões acabam sendo ainda mais prementes a luz de tal minuta e seu irrisório alcance em definições e garantias”.

Após uma longa análise dos pontos negativos e positivos, a Fenasps adianta que solicitará reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos de Oliveira, para garantir a adequação da minuta.

online pharmacy buy ivermectin no prescription pharmacy

“A federação encaminhará ofício ao ministro solicitando todas as garantias da efetiva valorização da carreira dos servidores do seguro social e da manutenção da Previdência Social enquanto política pública”.

Na avaliação jurídica, a entidade faz um alerta: “Verifica-se que o Projeto de Lei apresentado pelo ministro, instrumento jurídico para alteração da carreira, propõe atividades típicas de Estado para a carreira do Seguro Social, sem conter no texto garantias para os servidores e para a própria política de previdência, sua relevância social de atuação enquanto política pública de seguridade social, claramente muito maior que a discussão reduzida de ser meramente um órgão fiscalizatório”.

A minuta diz apenas:

MINUTA DE PROPOSTA DE LEI ORDINÁRIA

Define que a Carreira do Seguro Social, de que trata a Lei nº 10.855, de 2004, exerce atividades exclusivas de estado, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faz saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º As atividades desempenhadas pelos servidores da Carreira do Seguro Social, de que trata a Lei nº 10.855, de 2004, são consideradas exclusivas de Estado;

Art. 2º A partir de 1º de janeiro de 2023, os ocupantes da Carreira do Seguro Social passam a ser remunerados exclusivamente por subsídio, fixado em lei, em parcela única.

online pharmacy buy azithromycin no prescription pharmacy

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua Publicação.

Brasília, de de 2022; 201° da Independência e 134° da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

José Carlos Oliveira

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias