Profissionais de enfermagem de Niterói fazem, nesta segunda-feira (19/9), ato unificado em defesa do piso salarial da categoria. Para a manifestação, os profissionais começarão a se concentrar a partir das 7h, em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro.
Organizado pelo Sindsprev/RJ e pelo Sintuff, o ato desta segunda (19) soma-se a várias outras manifestações que vêm sendo realizadas em nível nacional pelos profissionais da enfermagem, desde que o ministro Luis Roberto Barroso (STF) suspendeu monocraticamente a Lei nº 14.434/2022, que estabeleceu o piso salarial nacional da categoria.
O piso salarial nacional da enfermagem foi fixado em R$ 4.750, para os setores público e privado. O valor ainda serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).
Na última quarta-feira (14/9) aconteceu a paralisação nacional de 24h da enfermagem, em protesto contra o julgamento do STF que manteve suspenso o piso salarial da categoria.
Durante o feriado de 7 de setembro, servidores da saúde de Niterói protestaram contra o sucateamento das unidades do município e em defesa do piso da enfermagem. O ato fez parte das mobilizações do Grito dos Excluídos.