Realizado pela Fenasps na última segunda-feira (13/9), com participação de 500 inscritos, o Encontro Nacional Virtual dos Trabalhadores(as) do INSS aprovou indicativos fundamentais de mobilização da categoria em defesa das 30h semanais, por melhores condições de trabalho e concurso público. No Encontro, também foram debatidos os temas referentes à carreira do seguro social e à luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32).
As propostas feitas pelos servidores(as) presentes serão remetidas à Plenária Nacional da Fenasps que acontecerá no sábado, 18 de setembro.
Os principais indicativos foram: orientar os servidores a manterem o Estado de Greve e intensificar a mobilização em todos os locais de trabalho, convocar os servidores que estão em trabalho remoto para o debate; fortalecer as atividades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e entidades estaduais em defesa do serviço público e contra a PEC 32; retomar campanha em defesa da jornada de 30 horas para toda a categoria, atualizando o documento elaborado pela Assessoria Jurídica da Fenasps; reenviar o documento-ofício ao INSS, requerendo o cumprimento do Acordo de Greve de 2015, regulamentando o Comitê Gestor de Carreira; cobrar do INSS melhores condições de trabalho e saúde do trabalhador; exigir do governo condições de trabalho (sistemas, rede lógica, equipamentos de informática modernos, alteração do sistema de pontuação, reversão das metas punitivas); e reajuste salarial (nova estrutura remuneratória e implantação de Adicional de Qualificação).
Sobre a carreira do seguro social, realizar Encontro Virtual com Assessoria Jurídica da Fenasps para debater as questões do Plano de Carreiras do Estado Brasileiro e debater a proposta de luta pelo reconhecimento da carreira do seguro social como carreira típica de estado, com atualização das atribuições dos cargos e NS para o TSS.
O Encontro também indicou aos estados que continuem a realizar reuniões nos locais de trabalho e virtualmente, para discutir o indicativo de greve. Foi indicado aos servidores do INSS que continuem cumprindo a jornada de 30h, preparando a greve geral da categoria a partir de outubro, caso as portarias 1345 e 1347 não sejam revogadas pelo governo.
Outro indicativo reitera orientação à categoria para que os(as) servidores(as) saiam dos Programas de Gestão, como forma de pressão sobre governo no atendimento das reivindicações.
Para acesso ao relatório completo do Encontro, clique no link abaixo: