Foi realizado na última quinta-feira (20/2), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Encontro de Organização das 11 Conferências Regionais LGBTQIA+ nos munícipios e da 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Rio de Janeiro.
A atividade aconteceu no auditório 11 da Uerj e teve, como públicos-alvo, representantes dos poderes públicos municipal e estadual, integrantes do Conselho Estadual LGBTI+ RJ, integrantes de conselhos municipais LGBTI+, ativistas LGBTI+ e interessados da sociedade civil dos 92 municípios fluminenses.

“Participar desse evento foi maravilhoso, nossa base é plural, diversa, nossa clientela também. É essa diversidade que nos faz crescer enquanto pessoa humana. O mundo é plural, diverso, heterogêneo, e essa diversidade faz toda a diferença”, afirmou Cristina Venetilho, dirigente da Secretaria de Formação Política do Sindsprev-RJ. O servidor Marcelo Pereira, membro do Conselho Fiscal do Sindsprev-RJ, também manifestou sua impressão positiva. “Participar da conferência certamente foi de grande aprendizado. É urgente a necessidade da criação de políticas públicas protetivas dos direitos da comunidade LGBTQIA+ com melhorias de acesso à rede SUS e capacitação de profissionais no que concerne ao acolhimento dessas pessoas, dando-lhes condições dignas de uma vida melhor”, afirmou.
O Encontro na Uerj foi organizado pelo Conselho dos Direitos da População LGBTI+ do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Também contou com cooperação técnica da Uerj e do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+.
A Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ saudou a realização do Encontro, que foi mais uma importante iniciativa na luta por cidadania e contra a LGBT Fobia.