Dirigentes do Sindsprev/RJ foram recebidos na tarde desta quinta-feira (26/1), em Brasília, por membros da liderança parlamentar do PT, nas pessoas dos deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Jack Rocha (PT-ES) e Dandara Tonantzin (PT-MG). Ocorrida no gabinete da liderança do PT, a reunião tratou das pautas de reivindicação dos servidores da seguridade e do seguro social, que incluem itens como reajuste salarial, carreiras, condições de trabalho, concurso público, cumprimento de acordos de greve, defesa da saúde e previdência públicas.
Os deputados e deputadas presentes à reunião comprometeram-se a criar uma comissão, após a posse dos novos deputados eleitos para a legislatura 2023-2026 do Congresso Nacional. Lotada no gabinete da liderança do PT, a Comissão vai ajudar na sistematização e encaminhamento das pautas dos servidores junto às estruturas do novo governo, visando abrir efetivas negociações.
Uma das propostas em destaque na pauta é a da necessidade de criação de uma carreira para os trabalhadores da Vigilância em Saúde (ex-Funasa), que hoje estão classificados numa carreira em extinção.
Outro ponto relevante é a da urgência de concursos para a rede federal do Rio, onde centenas de leitos foram interditados nos últimos anos devido à insuficiência no número de servidores estatutários.

Na saúde federal, outro ponto relevante é a situação dos servidores do INCA, que até hoje ainda não tiveram respeitado o seu legítimo direito de exercer as 30h semanais, embora tal direito esteja previsto no acordo de greve assinado em 2014.
A situação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACEs), cujo piso salarial nacional nunca foi plenamente respeitado pelos municípios, também será objeto das discussões.
Na próxima semana, os ministérios da saúde e do planejamento deverão responder sobre pedidos de audiência solicitados pelo Sindsprev/RJ.
“O resultado da reunião com os parlamentares foi bastante positivo e mostrou a disposição de criar um ambiente favorável à apreciação das pautas da seguridade e do seguro social.
Nossa ideia é encaminhar as demandas dos trabalhadores junto com a Fenasps, nossa federação nacional”, afirmou Pedro Lima, dirigente da Fenasps e do Sindsprev/RJ.
Representaram o Sindsprev/RJ na reunião, além de Pedro Lima, os dirigentes Albirato de Jesus, Sidney Castro, Octaciano Ramos, Robson Jordino, Isaac Loureiro, Ricardo Amorim Messias (Ricardinho), Cristiane Gerardo, Milena Lopes e Cristiane Bulhões.