21.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, maio 23, 2025
spot_img

Em Brasília, Sindsprev/RJ luta pela assistência integral à saúde para servidores da ex-Sucam

De 12 a 21 de maio, representantes do Sindsprev/RJ (Sidney Castro e Mardones da Costa) estiveram em Brasília para realizar articulações junto ao governo Lula e ao Congresso Nacional, visando a aprovação de importantes matérias de interesse dos servidores da Vigilância em Saúde (ex-Sucam), com destaque para o plano de saúde custeado integralmente pelo governo federal em benefício desses trabalhadores.

A reivindicação do plano está contida no Projeto de Lei (PL) nº 5.489/2023 — que prevê assistência à saúde integral para servidores da ex-Sucam e Funasa que manusearam inseticidas carcinogênicos. É o caso, por exemplo, dos servidores da ex-Sucam que utilizaram inseticidas até 1992. Os representantes do Sindsprev/RJ se reuniram com o relator do projeto, deputado Paulo Guedes (PT-MG). O parlamentar prometeu elaborar um relatório favorável ao texto, entendendo que os trabalhadores da ex-Sucam são merecedores deste benefício, já que por décadas ficaram expostos aos inseticidas usados nas campanhas de saúde pública. Servidores que, portanto, não podem ser desamparados após terem adoecido. Tão logo souberam do empenho do deputado em lutar pelo projeto, sucaneiros de várias partes do Brasil, em especial de Minas Gerais, agradeceram ao parlamentar a solidariedade.

No momento, o texto do PL 5.489/2023 está na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, onde deverá passar por cinco sessões.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias