Servidores da rede federal em greve participam hoje (30/7) da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde do Rio que vai debater a municipalização de hospitais federais. A reunião será realizada das 14h às 16h30, no auditório do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática (AP) 2.2, que fica situado na rua Conde de Bonfim, 764 – Tijuca. Se você é servidor da rede federal de saúde do Rio, participe da reunião extraordinária do CMS-RJ.
A principal motivação para a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde do Rio reside no fato de a ministra Nísia Trindade (Saúde) ter procedido unilateralmente à municipalização do Hospital Federal do Andaraí, o que está em total desacordo com os princípios do controle social estabelecidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Assinada por Nísia, a Portaria nº 4.847 — que transfere a gestão do Hospital Federal do Andaraí ao município do Rio de Janeiro — não prevê qualquer consulta aos conselhos federal, estadual e municipal de saúde do Rio.
Na manhã desta segunda-feira (29/7), servidores da rede federal protestaram contra o descaso do Ministério da Saúde no trato de suas reivindicações. A manifestação aconteceu no plenário do Teatro Odylo Costa Filho (Uerj), durante e após a cerimônia de abertura da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de dados, evento promovido pelo IBGE na universidade.
Na última sexta (26/7), o Sindsprev/RJ encaminhou denúncia ao Tribunal de Contas do Município do Rio (TCM-RJ) questionando os fundamentos da Portaria nº 4.847 — assinada pela ministra Nísia (Saúde) —, que transfere a gestão do Hospital Federal do Andaraí ao município do Rio de Janeiro. No documento, o Sindsprev/RJ requer a imediata suspensão da Portaria e a apuração de eventuais violações às legislações fiscal e eleitoral.
Veja o calendário de mobilizações da rede federal esta semana
Quarta-feira (31/7)
Às 11h – Assembleia dos servidores do Hospital Federal de Bonsucesso. Local: auditório do prédio da Maternidade.
Quinta-feira (1/8)
Às 10h – Ato da rede federal em frente ao Hospital Gafrée e Guinle, na Tijuca.
Sexta-feira (2/8)
Às 10h – Assembleia dos servidores do Hospital Federal do Andaraí.