23 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, é dia de dizer não ao racismo e exigir Fora Bolsonaro

Nesse 20 de novembro estarão acontecendo em todo o país protestos Fora Bolsonaro que este ano terão como principal reivindicação o fim do racismo. Essa data marca o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, e terá como principais reivindicações, além do fim do racismo, também o fim deste governo, que tem o racismo como uma de suas marcas, e que destruiu o país com sua política econômica voltada para beneficiar os bancos e grandes empresas transnacionais, gerando mais desemprego, inflação, aumento da miséria e da fome, além de ameaçar com um golpe de Estado e de boicotar as medidas de prevenção e a compra de vacinas, levando o Brasil a um número recorde de contaminados e mortos pela covid-19.

No Rio de Janeiro estarão acontecendo diversas atividades como parte do Dia da Consciência Negra, como manifestações e debates ao longo da próxima semana.

As duas principais estão sendo organizadas em conjunto entre o movimento negro e o Fórum Fora Bolsonaro, ambas no dia 20.

A primeira será a tradicional Alvorada de Zumbi, começando às 7 horas, com a lavagem do busto de um dos principais nomes da resistência negra no Brasil, na Avenida Presidente Vargas; e, ao meio dia, um ato com atividades culturais da Portelinha, em Madureira, de onde sairá uma caminhada com o mote “Uma das melhores formas de combater o racismo é tirando um racista da Presidência”.

A unificação das lutas contra o racismo e pelo Fora Bolsonaro, que inclui a pauta dos trabalhadores, foi consenso entre as entidades que integram a Campanha Nacional Fora Bolsonaro e as que organizam, já há alguns anos os atos de 20 de novembro. A orientação é para que os atos sejam construídos em conjunto com organizações como a Coalizão Negra por Direitos e a Convergência Negra.

A adesão da Campanha Nacional Fora Bolsonaro, que reúne movimentos sociais, centrais sindicais e partidos, aos grandes atos do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, mostra a força do movimento negro nas ações contra o governo Bolsonaro. A decisão foi tomada em reunião entre as entidades que compõem a campanha, em 18 de outubro.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias