26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Contaminada pela covid-19, servidora critica descaso de gestores do Cardoso Fontes com a saúde dos profissionais

O descaso de gestores no cuidado da saúde de profissionais e pacientes tem um alto preço. É o que vem acontecendo na maioria das unidades de saúde pública do país, onde são cada vez mais precárias as condições para o enfrentamento tanto de pandemias (como a covid-19) quanto de outras patologias.

Nesta segunda-feira 13, a dirigente regional do Sindsprev/RJ em Jacarepaguá, Cristiane Gerardo, informou que, a exemplo de outros 200 profissionais do Hospital Federal Cardoso Fontes (HCF) já diagnosticados e afastados de serviço, também está contaminada pela covid-19. Segundo ela, do total de profissionais contaminados no Cardoso Fontes até o momento, 20 são lotados na emergência do hospital.

“Infelizmente eu entro agora para a estatística dos contaminados, não porque estivesse fazendo a quarentena, mas por ser profissional de saúde. No início da pandemia no Brasil, fomos constrangidos pela Comissão de Infecção Hospitalar (CCIH) a não utilizarmos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dentro da nossa unidade. Nos acusavam de estar causando pânico e gastando material indevidamente. Somos o único hospital que oferece teste rápido a seus servidores, mas poderíamos ter uma realidade bem melhor se tivéssemos identificado que não se tratam os diferentes como se fossem iguais”, afirmou Cristiane.

Servidores da enfermagem do Cardoso Fontes denunciam a existência de pacientes ‘internados’ em macas em corredores com 2 metros de largura e camas de staff com menos de um metro de distância umas das outras, além da ausência de roupa de cama para descanso dos profissionais.

No país, 2.570 profissionais de enfermagem já foram infectados, com 14 óbitos

Segundo levantamento feito pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), 14 enfermeiros já morreram em decorrência de infecção pelo novo coronavírus no Brasil e outras 12 mortes estão em investigação. O documento do Cofen aponta também que há 330 profissionais com diagnóstico confirmado para covid-19, dos quais 223 estão em quarentena e 107 encontram-se internados. Há ainda outros 2.214 profissionais afastados de suas funções por suspeita da doença. No total, 2.570 enfermeiros foram afetados pelo coronavírus no país. A maioria (68,12%) trabalha na região Sudeste, a mais afetada pela covid-19.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias