23.4 C
Rio de Janeiro
sábado, julho 6, 2024
spot_img

Com 3 mil livros para consulta gratuita, Biblioteca Lúcio Rangel foi inaugurada na última quarta-feira (26/6)

Foi inaugurada na última quarta-feira (26/6) a Biblioteca Lúcio Rangel, localizada no Centro de Música Artur da Távola, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A biblioteca conta com diversos títulos retirados do acervo pessoal de Lúcio Rangel e doados por sua filha, Maria Lúcia Rangel.

O Centro da Música Carioca Artur da Távola é um imóvel datado de 1921, tombado pelo município, e fica na Rua Conde Bonfim, 824. O espaço foi reformado para receber o acervo de Lúcio Rangel. A Biblioteca Lúcio Rangel pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita. Os livros ainda não estão disponíveis para aluguel, já que ainda serão catalogados e identificados pelos organizadores da biblioteca.

Falecido em 1979, Lucio Rangel foi jornalista e um dos maiores estudiosos da música popular brasileira no século XX. Entre outras façanhas, Rangel foi o responsável por apresentar e aproximar os compositores Tom Jobim e Vinícius de Moraes, nos anos 50.

O acervo da Biblioteca Lúcio Rangel contém mais de três mil livros, incluindo muitas preciosidades sobre música popular e jazz. Há também títulos de livros recentes e de histórias infantis disponíveis para leitura. O espaço da Lúcio Rangel faz parte do programa Bibliotecas do Amanhã, que visa revitalizar e modernizar bibliotecas e salas de leitura da rede municipal. A inauguração foi uma das entregas antecipadas do calendário da Capital Mundial do Livro, título dado ao Rio de Janeiro pela Unesco, em 2023, e que será efetivado a partir de abril de 2025.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias