30.9 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Atos Fora Bolsonaro de sábado (24/7) devem ser ainda maiores que os anteriores

A estimativa foi feita nesta quarta-feira (21/7) pelas entidades organizadoras dos protestos contra o governo federal: os atos Fora Bolsonaro que acontecerão neste sábado (24/7) nas principais cidades do país vão superar em tamanho os três anteriores, em 29 de maio, 19 de junho e 3 de julho. Já foram confirmadas 294 manifestações em 285 cidades, inclusive em 16 outros países.

As entidades divulgaram a nota ‘Em defesa da Vida e da Democracia’ (leia no fim desta matéria), em que destacam que este será um dia para unir o país em defesa da democracia, da vida dos brasileiros e do Fora Bolsonaro. A novidade nesta manifestação será a presença de representantes de partidos de centro e de direita. A avaliação de entidades organizadoras é de que ‘esta participação é positiva e fortalece a campanha pelo impeachment de Bolsonaro’.

Representantes de partidos conservadores subscreveram o super pedido de impeachment entregue no último dia 30/6 ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo representantes destas entidades, a ampliação mostra o crescente isolamento do governo, devido ao boicote às medidas de prevenção à covid-19, causando um grande aumento do número de pessoas contaminadas e mortas; os ataques à democracia; a devastação social causada pela política econômica e pelas reformas; e a demora na contratação e a corrupção na compra de vacinas. Isolamento este que aparece nas inúmeras pesquisas de opinião que mostram o aumento da rejeição ao governo.

Entre os organizadores da Campanha Nacional Fora Bolsonaro estão as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, que, juntas, agregam mais de uma centena de organizações sociais. Criada em junho de 2020, reúne ainda as centrais sindicais e diversos partidos, como PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, PSTU, PCB, PCO e UP.

No estado do Rio de Janeiro, além da passeata na capital, pela manhã, com a concentração marcada para as 10 horas, a partir do monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, estão previstos protestos ainda nas seguintes cidades: Niterói (8h, Praça Arariboia, seguindo de barca até o Monumento e Zumbi), Angra dos Reis (10 horas, na Praça do Papão, Centro), em Barra do Piraí (9h, Praça Nilo Peçanha), Búzios (16h Praça da Escola Nicomedes), Campos (10h, Praça São Salvador), Miguel Pereira (12h Centro, em frente à Fornemat), Nova Friburgo (14h, na Praça Getúlio Vargas), Paty do Alferes (10h, na Praça do Fórum), Petrópolis (11h, na Praça da Inconfidência), em Resende (10h, no Mercado Popular), São Fidelis (9h30, na Praça Guilherme Tito de Azevedo), Teresópolis (9h, na Praça do Sakura (carreta) e passeata na Calçada da Fama), e em Três Rios (16h, na Praça São Sebastião).

Leia a nota das entidades organizadoras da Campanha Fora Bolsonaro:

Em Defesa da Vida e da Democracia.

24 de Julho – #24J – Dia de unir o país em defesa da democracia, da vida dos brasileiros e do Fora Bolsonaro

O Brasil vive uma das maiores tragédias da sua história, com a perda de 540 mil vidas para a pandemia do Covid 19. Nesse difícil momento, a ação do governo federal tem sido marcada de maneira criminosa pela irresponsabilidade e descaso com a defesa da vida do nosso povo, atacando a ciência e sabotando a vacinação, usando o momento de dor e perda por que passamos como uma oportunidade para ações corruptas, reveladas pela CPI da pandemia.

Ao mesmo tempo em que sabota todos os esforços da sociedade para vencer o coronavírus, Bolsonaro ataca diariamente o regime democrático brasileiro e busca, inequivocamente, as condições para a imposição de um regime autoritário que destrua as instituições republicanas para acabar com as liberdades democráticas.

Não é a primeira vez que o Brasil enfrenta essa ameaça.

Já assistimos a esse filme e sabemos o caminho para derrotar o arbítrio.

É hora de unir os brasileiros, independente de colorações partidárias e ideológicas, na defesa intransigente da democracia. É preciso, ainda, apoiar as demandas sociais pelo auxílio emergencial de $600, vacina para todos já, contra a carestia e política ativa de geração de empregos de qualidade.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias