26.4 C
Rio de Janeiro
terça-feira, janeiro 28, 2025
spot_img

Assembleia do INSS decide manter greve no Rio

Assembleia dos servidores do INSS realizada na noite de sexta-feira (18/10), por meios virtuais, aprovou a continuidade da greve no Rio de Janeiro. A decisão atende a mais uma tentativa do Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps no sentido de viabilizar um possível diálogo com o governo sobre as pautas dos servidores, como reajuste salarial, implementação da carreira típica de Estado (finalística), exigência de Nível Superior nos concursos para Técnico do Seguro Social, concurso público e condições de trabalho, entre outras. Uma próxima assembleia será realizada dia 25/10, a partir das 17h, por meios virtuais.

Para Thaize Antunes, membro do Coletivo Mudança e Renovação que participou da assembleia do Rio, sair da greve neste momento é encerrar a participação no movimento sem qualquer garantia quanto à devolução dos descontos efetuados pelo INSS nos salários e ao atendimento das reivindicações.

Avaliação completamente diferente foi manifestada por Rolando Medeiros, dirigente do Sindsprev/RJ que representa o sindicato no CNG-Fenasps. Para ele, um dos grandes obstáculos a qualquer desfecho positivo para a greve é a pouca (ou quase nenhuma) disposição do atual governo para dialogar com os trabalhadores e considerar suas reivindicações. A análise também considera a baixa adesão dos servidores à greve do INSS no Estado do Rio. Avaliação que, na assembleia de sexta (18), foi minoritária.

Na mesma data da assembleia do Rio (sexta-feira, 18/10), a greve nacional do INSS chegou ao 95º dia, sem que o governo Lula (PT) tenha apresentado uma proposta razoável aos trabalhadores e trabalhadoras da autarquia. O máximo que o governo fez foi negociar acordos rebaixados com duas entidades arqui-pelegas: CNTSS e Condsef. Entidades governistas e chapas brancas. Pelegos que nada farão para defender os direitos dos servidores do INSS.

Ao longo da última semana, o CNG-Fenasps participou, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, de mobilização convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) contra a reforma administrativa. Atividade realizada conjuntamente com outras categorias do funcionalismo federal.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias