26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Após nova alta de casos e óbitos, Marcelo Queiroga admite chegada da 3ª onda de covid

Durante audiência na Câmara dos Deputados, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu, nesta quarta-feira (26/5), que os números de novos casos e de internações por covid-19 voltaram a crescer nos últimos dias, atingindo patamares próximos aos registrados no auge da segunda onda da pandemia, entre março e abril. Na tentativa de frear o contágio, ao menos quatro estados já anunciaram medidas mais rígidas de funcionamento do comércio.

A média móvel de novos casos de covid-19 em todo o país vem crescendo de forma ininterrupta desde 4 de maio, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que contabiliza dados repassados pelos estados. Nesta quarta (26), o jornal O Globo divulgou que a média de novos casos já estava em 66.091. Desde o início da pandemia, ainda no primeiro trimestre de 2020, este índice só foi mais alto entre 15 de março e 15 de abril deste ano.
online pharmacy purchase neurontin online best drugstore for you

Segundo a reportagem de O Globo, a tendência de crescimento de casos de covid também pode ser vista na média diária de internações no estado de São Paulo. Ontem (26/5) foram 2.618 novas entradas em enfermaria e UTIs, de acordo com a plataforma InfoTracker, da USP e Unesp. O número voltou a um nível próximo ao registrado na primeira quinzena de abril e é maior do que qualquer taxa contabilizada em 2020. O pico de internações no estado ocorreu em 25 de março, com 3.
online pharmacy purchase fluoxetine online best drugstore for you

354 casos diários, segundo o InfoTracker. “Estamos piorando. Não tão rápido quanto da outra vez (entre março e abril), mas estamos em piora progressiva e ininterrupta há praticamente um mês. Em primeiro lugar, porque vacinamos menos que em outros países. Em segundo, porque estamos mais abertos do que na maior parte dos países. Se você olhar o tipo de atividade e o tipo de permissão que se tem para fazer as coisas, estamos mais abertos agora do que estavam alguns estados dos EUA até o mês passado”, afirmou Márcio Bittencourt, médico do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da USP.

Outros três estados decidiram que o comércio precisa ficar mais tempo fechado. Em Pernambuco, onde a taxa de ocupação dos leitos de UTI está acima de 90% há três meses, medidas de restrição vão valer pelo menos até 6 de junho.
online pharmacy purchase zoloft online best drugstore for you

Em algumas cidades, o comércio terá um horário reduzido de funcionamento apenas aos fins de semana. No Rio Grande do Norte, o governo prorrogou até dia 9 medidas sanitárias que preveem, entre outras coisas, toque de recolher das 22h às 5h. Além de restrição de circulação, o governo do Rio Grande do Sul anunciou que pretende fazer, a partir do dia 1º, um programa de reforço na testagem.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias