26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Somos todos Anvisa!

Por meio de sua diretoria colegiada, o Sindsprev/RJ manifesta total solidariedade a todos os técnicos e servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que na semana passada foram ameaçados por Bolsonaro após a Anvisa ter liberado o uso da vacina da Pfizer contra a covid em crianças.

As inconcebíveis ameaças proferidas por Bolsonaro contra a Anvisa aconteceram durante uma transmissão ocorrida na última quinta-feira (16/12). Na ocasião, Bolsonaro afirmou, em tom intimidatório, que “pediria extraoficialmente a lista de todos os envolvidos para que todos tomem conhecimento dos nomes dos técnicos responsáveis pela aprovação”.

Em pronunciamento ocorrido no dia seguinte às ameaças proferidas por Bolsonaro, o diretor-geral da Anvisa, Antônio Barra Torres, defendeu a agência e repudiou as agressões, frisando que a atuação da agência é pautada na ciência. Uma outra nota, produzida pelos servidores da Anvisa, também repudiou as agressões de Bolsonaro.

A Anvisa é um órgão fundamental do Estado brasileiro e, como tal, não tem sua atuação pautada por governos de ocasião, o que é absolutamente correto. O ódio de Bolsonaro à atuação da agência decorre da independência da Anvisa — que pauta sua atuação com base em critérios científicos — e no fato de que essa atuação questiona, direta ou indiretamente, a visão negacionista, retrógrada e ultrarreacionária do atual governo, que sempre boicotou a vacinação contra a covid e as medidas sanitárias de prevenção à doença. Governo que é o maior responsável pelas mais de 615 mil mortes de brasileiros provocadas pelo coronavírus. Governo conhecido mundialmente como inimigo da saúde pública e descompromissado com a vida humana.

Além de terem sido ameaçados por Bolsonaro, os servidores e técnicos da Anvisa vêm recebendo ameaças anônimas de morte, por terem liberado o uso da vacinação contra a covid em crianças, fato que confirma o retrocesso civilizatório vivido pelo Brasil na atual conjuntura, marcada pelo culto à violência e boçalidade contra todos os que defendem a ciência e a saúde pública.

Somos todos Anvisa! Somos todos SUS! Em defesa da saúde pública, gratuita, universal e de qualidade para toda a população!

Diretoria Colegiada do Sindsprev/RJ

 

Veja outras postagens sobre saúde, clicando nos links abaixo:

Ato Fora Bolsonaro e vacina para todos

Decreto de Bolsonaro contra o SUS

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias