25.4 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 1, 2024
spot_img

Servidores reafirmam disposição de defender o Hospital de Bonsucesso. Fora Grupo Conceição!

Na manhã desta quarta-feira (16/10), servidores da rede federal do Rio acampados em frente à entrada principal do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) fizeram mais um ato de repúdio contra a entrega da gestão da unidade ao Grupo Empresarial Conceição. Com apoio de usuários do Hospital Federal de Bonsucesso, o ato também teve a presença de parlamentares e de representantes de outras categorias, como médicos, petroleiros do Rio e de Duque de Caxias.

“Está correta a posição dos trabalhadores do Hospital de Bonsucesso ao dizerem não à entrada do Grupo Conceição nesta unidade de saúde e de rejeitarem a privatização. Então, precisamos exigir coerência do governo Lula no sentido de que cumpra seus compromissos de campanha e promova o fortalecimento dos serviços públicos”, afirmou Marcelo Bernardo, dirigente do Sindicato dos Petroleiros Duque de Duque de Caxias.

“Não vai ter arrego. Fora Grupo Conceição”, diz sindicalista

“Temos que fazer valer o controle social instituído pela lei do SUS. A ministra Nísia Trindade vem tentando isolar esta mobilização em defesa do Hospital de Bonsucesso, mas os nossos atos contra a entrada do Grupo Conceição não são uma ação isolada, e sim uma luta de toda a rede federal junto com outros segmentos, como os  conselhos de saúde e sindicatos. Não vai ter arrego. Fora Grupo Conceição”, afirmou Cintia Teixeira, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Rio de Janeiro.

Usuário dos serviços do HFB e morador de Vigário Geral, João Ricardo Serafim trouxe seu apoio aos servidores. “O atual governo vem com uma proposta falida e antiga de privatização do Hospital Federal de Bonsucesso. Uma importante unidade que atende sobretudo ao público da Zona Norte e da Zona Portuária do Rio de Janeiro. O público dos subúrbios, enfim. Portanto, estamos juntos na luta contra a privatização da saúde federal do Rio, uma saúde que precisa funcionar com base em concurso público, algo necessário para garantir a qualidade do atendimento”, frisou.

Durante a manifestação, integrantes do Grupo Hospitalar Conceição tentaram entrar no Hospital de Bonsucesso pela portaria do Ambulatório, sendo no entanto contidos.

Além de petroleiros e nutricionistas, a manifestação da manhã desta quarta-feira (16/10) teve a participação de representantes do Sindicato dos Médicos do Rio (Sindmed-RJ) e do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnf-RJ).

Grupo Conceição é mal-vindo pela maioria dos trabalhadores do HFB. Foto: Mayara Alves.

Justiça multa Sindsprev/RJ e autoriza uso de força policial contra servidores e servidoras

Na tarde desta terça-feira (15/10), representantes do Sindsprev/RJ foram formalmente notificados pela 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro, para cumprimento de decisão do juiz federal Fábio Tenenblat, no sentido de que “desocupem imediatamente o prédio [do HFB], permitindo a entrada de pacientes e servidores, e não oponham quaisquer óbices à regularidade do processo de transferência da administração da instituição para a empresa pública Grupo Hospitalar Conceição”. Na decisão, o magistrado fixou multa diária de R$ 50.000 (cinquenta mil reais) contra o Sindsprev/RJ, na hipótese de descumprimento da ordem judicial.

Em assembleia realizada em frente à entrada principal do HFB, logo após o recebimento da notificação, os servidores criticaram a decisão judicial, lembrando que, em nenhum momento desde o início da ocupação das salas da direção-geral da unidade, houve impedimento à plena realização das atividades do Hospital de Bonsucesso, como consultas, cirurgias, atendimentos ao público e demais procedimentos administrativos. Outro ponto bastante criticado da decisão judicial foi a autorização do uso de força policial “para garantia da entrada da nova administração do hospital [Grupo Conceição] e da não reocupação das salas da direção [do HFB]”.

Defebder a rede federal é defender a saúde pública, gratuita e universal. Foto: Mayara Alves.

 

 

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias

Cadastre-se e receba novidades do Sindsprev/RJ