24 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Delegação do Rio vai apresentar proposta no Encontro de Aposentados

Propor à Unidas e aos planos autogestionários: estruturar rede própria de atendimento integral, efetivar o atendimento em Centros de Convivência para terceira e quarta idades para qualidade de vida e saúde, parceria com o SUS, visando à consolidação do atendimento harmonioso nas unidades de atendimento de saúde. Estas são algumas das propostas da delegação do Rio de Janeiro a serem encaminhadas para debate e votação no XXI Encontro Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Saúde, Trabalho e Previdência Social (XXI Enapo).

O evento reunirá entre os dias 25 e 27 de setembro, em Salvador (BA), delegados eleitos em todo o país.

A delegação do Rio foi eleita em reunião do Fórum de Qualidade de Vida e da Secretaria de Aposentados do Sindsprev/RJ, em 13 de agosto último.

O objetivo principal do Enapo é fortalecer a unidade de ação, além de despertar o espírito associativo para a concretização dos projetos e a luta pelos direitos e interesses da classe ameaçados pelo projeto do governo Bolsonaro (PSL). Entre estes, os direitos previdenciários e trabalhistas, defesa das riquezas naturais, da saúde e educação públicas e das estatais que o governo pretende entregar ao grande capital privado, nacional e estrangeiro.

Entre os temas do XXI Enapo estão: análise de conjuntura; golpe de 2016; privatização do Estado e a Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência Social); os idosos no século XXI; perdas de direitos e o descarte de seres humanos; previdência e capitalização do sistema; autogestão e controle social; transparência no serviço público; gestão pública versus gestão privada; planos de saúde e o atendimento aos Idosos; Estatuto do Idoso; direitos humanos; e defesa do consumidor.

Outras propostas do Rio

Frente ao atual contexto de ataques aos diretos dos trabalhadores, a partir do golpe institucional de 2016, com o impeachment de Dilma Roussef, e a eleição de Bolsonaro, a delegação do Rio de Janeiro proporá ainda: a unidade dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da cidade; cooperação entre produtores do campo e consumidores dos centros urbanos, através de feiras orgânicas nos sindicatos e associações de bairros; criação de finanças solidárias: bancos comunitários cooperativados, bancos de alimentos e outros.

Em relação ao Sindsprev/RJ será proposto: reestruturação do 6º andar na sede, dinamizando o Programa ALHS – Atendimento Local Harmonioso para Saúde, que está sendo efetivado pelo Fórum de Qualidade de Vida e Saúde – FQVS/ Sindsprev/RJ. ampliar a organização e a luta dos eméritos e das eméritas do serviço público para enfrentar e combater a política de desumanização e destruição do Estado. 3º ENAPEN (Encontro Nacional de Aposentad@s e Pensionistas), realizado pela Fenasps em 2016 – Brasília.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias