A falta de uma cobrança firme do Ministério Público do Estado tem permitido que o secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior continue descumprindo a ordem judicial de recuperar o Hospital Eduardo Rabelo, em Campo Grande, o único especializado no atendimento a idosos em todo o estado. A denúncia foi feita por Clara Fonseca, diretora do Sindsprev/RJ.
“Não há motivo para que esta situação dramática continue. A verba é federal e foi repassada para a secretaria. Por que ainda não chegou ao Eduardo Rabelo?
”, indagou. “O hospital só está funcionando em função da garra dos servidores, da direção e das doações feitas pela comunidade, famílias de pacientes e do comércio. A decisão judicial está sendo descumprida, o que é crime, mas o Ministério Público não toma uma posição, apesar de saber que são centenas de idosos prejudicados e que a Secretaria tem dinheiro para cumprir o que mandou a Justiça. O governo do estado quer fechar mais um hospital, o único que continua sob a gestão pública, esta é a verdade. E não está poupando esforços para isso”, protestou a dirigente.
O Eduardo Rabelo tem capacidade para atender 200 idosos, mas, devido à situação precária de suas instalações (falta de climatização, de cilindro de oxigênio, de todo tipo de insumo, equipamentos, medicamentos, além de telhas quebradas ), apenas 27 estão internados.
(A.P)