Para esta segunda-feira (21/8), estão previstas duas atividades importantes: às 15 horas, uma reunião da Frente em Defesa dos Institutos e Hospitais Federais do Rio de Janeiro, da qual o Sindsprev/RJ faz parte, com o Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde, na Rua México, 128, e um ato nacional, em frente à sede do INSS, em Brasília. A finalidade do encontro do Rio é cobrar uma explicação oficial sobre o projeto de reestruturação da rede federal. Já o ato da capital federal vai exigir o cumprimento da pauta específica dos servidores do INSS e protestar contra o desmonte do serviço público, em particular da saúde e previdência públicas, pelo governo Temer, e o pacote de arrocho salarial imposto por Temer contra os servidores federais.
Plenária da Fenasps
A realização da manifestação de Brasília foi aprovada na plenária da Fenasps (Federação Nacional) do último dia 5 de agosto, na capital federal. Foi decidida, ainda, as organização, no dia 16 último, de um Dia Nacional de Luta em Defesa da Saúde e Previdência Públicas e Contra o Desmonte do Serviço Público, com manifestações nos estados e na capital federal, buscando construir um calendário comum de lutas com o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).
No Rio de Janeiro houve dois protestos, no dia 16: um, pela manhã, em frente ao Hospital Federal de Bonsucesso, seguido de passeata que parou uma das pistas da Avenida Brasil, e outro à tarde, na Cinelândia, que contou com a presença de agentes comunitários de saúde, demitidos ou sob ameaça de demissão pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella.
Ato no Hospital dos Servidores, dia 23
Como forma de fortalecer a luta em defesa da saúde está programado para a próxima quarta-feira (23/8), um ato em frente ao Hospital dos Servidores, às 10 horas. O ato é unitário, convocado pelo Sindsprev/RJ e pela Frente em Defesa dos Institutos e Hospitais Federais do Rio de Janeiro e deverá contar com a participação de servidores de todas as unidades da rede.
Ampliar a luta
Outras decisões da plenária para fortalecer a luta contra o desmonte foram a organização de um seminário nacional para discutir as consequências da implementação do projeto INSS digital; e aumentar a participação da Fenasps na Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais (CNESF).