21.4 C
Rio de Janeiro
terça-feira, maio 6, 2025
spot_img

Nota do Sindsprev/RJ em defesa do combate a todas as fraudes no INSS

O Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade e do Seguro Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ) vem a público reafirmar seu firme posicionamento em defesa do combate intransigente a todas as formas de fraude perpetradas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como a responsabilização de servidores por eventuais desvios de conduta.
Entendemos que a defesa da Previdência Social é fundamental para a garantia dos direitos de milhões de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros que, na condição de segurados(as), não podem (e não devem) ser jamais prejudicados. Portanto, qualquer ação que vise lesar o INSS – patrimônio da classe trabalhadora – deve ser combatida com rigor e determinação.
Nesse sentido, o Sindsprev/RJ apoia integralmente as iniciativas que buscam identificar, apurar e punir (administrativa e criminalmente) os responsáveis por fraudes, sejam eles externos ou internos ao Instituto. A transparência e a responsabilização são essenciais para a credibilidade e a eficiência dos serviços públicos.
Manifestamos especial indignação em relação a fraudes perpetradas por associações que lesam aposentados e pensionistas com descontos indevidos sob falsos pretextos, prática criminosa há anos denunciada pelo Sindsprev/RJ. A persistência dessas fraudes revela a falta de investimento e de um projeto claro para o INSS, e não se resolve com a mera troca de dirigentes da autarquia.
Na realidade, somente trocar dirigentes não vai resolver problemas que são estruturais. Nos últimos 20 anos, assistimos à total indiferença de governos que, na prática, contribuem para o sucateamento das unidades do INSS, onde diariamente os servidores e servidoras da autarquia convivem com equipamentos obsoletos, tecnologias ultrapassadas, falta de recursos humanos, sobrecarga de tarefas e aumento das filas virtuais, que atualmente já chegam a 2 milhões de pedidos de benefícios em espera para o reconhecimento de direitos, entre outras demandas.
Neste momento, exigimos uma reestruturação total do INSS, com investimento maciço para capacitá-lo a combater as fraudes de forma eficaz, melhorar a qualidade do atendimento aos seus milhões de segurados e, principalmente, proteger este patrimônio da classe trabalhadora contra a privatização.
Diretoria Colegiada do Sindsprev-RJ

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias