21.8 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 6, 2025
spot_img

GT de Saúde do(a) Trabalhador(a) se reúne nesta quinta (13/3), às 14h, no Sindsprev-RJ. Participe!

Vai acontecer nesta quinta-feira (13/3) a próxima reunião do Grupo de Trabalho (GT) de saúde do trabalhador e da trabalhadora do Sindsprev/RJ. A atividade será realizada a partir das 14h, no auditório térreo do sindicato – rua Joaquim Silva, 98, Lapa. Todos os servidores da seguridade e do seguro social estão convidados a participar. Se a saúde te interessa, então compareça!

O GT é parte das atividades do Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindsprev/RJ (DPSATT), que nos últimos anos vêm prestando inestimável apoio à luta pela prevenção e combate ao adoecimento dos servidores.

Como estão as suas condições de trabalho? Você trabalha num ambiente saudável?

O objetivo da reunião de quinta-feira (13) é estimular os servidores e servidoras da base do Sindsprev-RJ a trazerem propostas, questionamentos e informações relacionadas às suas condições de trabalho e aos fatores que, direta ou indiretamente, podem ameaçar a saúde. Nesse sentido, é também muito importante que cada trabalhador, em seu setor de atividade, se pergunte como atualmente estão as suas condições de trabalho, se não faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou se não existem outros fatores que podem causar adoecimento, como a falta de refrigeração em dependências fechadas, o uso de mobiliários (mesas, armários e cadeiras) inadequados e não ergonômicos, a presença de ruído constante e o manuseio de produtos tóxicos, como inseticidas e compostos químicos de alto risco.

Cartaz de divulgação do GT. Arte: Lyara Campos.

Seminário realizado em 2024 debateu necessidade de prevenir adoecimento

O debate sobre a necessária prevenção ao adoecimento foi um dos temas centrais do Seminário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindsprev/RJ que o DPSATT promoveu em dezembro de 2024, no auditório do sindicato. Na ocasião, os principais encaminhamentos foram: que o Sindsprev/RJ ingresse com ação judicial para obrigar o Ministério da Saúde a realizar exames periódicos nos agentes de combate às endemias e guardas de combate às endemias; que o Ministério intervenha, junto aos municípios fluminenses, no sentido de obrigá-los a fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a seus trabalhadores; e que o Sindsprev/RJ realize um Encontro de Saúde do Trabalhador para o primeiro semestre de deste ano.

Parceria com Fiocruz atende guardas e agentes de combate às endemias

Outra frente de atuação do DPSATT-Sindsprev/RJ é a parceria com o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como parte do Projeto Integrador Multicêntrico. Em função do referido projeto,  desde 2018 o ambulatório do Cesteh-Fiocruz vem atendendo os servidores e servidoras federais que realizam atividades de combate às endemias cedidos ao Estado do Rio de Janeiro e distribuídos nos municípios fluminenses.

O atendimento no Cesteh-Fiocruz visa promover uma avaliação das condições de saúde desses servidores e servidoras, tendo como referência a consideração da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos como causa (real e potencial) de adoecimentos relacionados aos processos de trabalho.

A partir de setembro de 2024, o Cesteh passou a atender os servidores e servidoras das endemias municipais, ou seja, aqueles(as) com vínculo empregatício junto aos municípios fluminenses.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias