De 17 a 25 de fevereiro, uma comissão de representantes do plantão da Vigilância em Saúde do Sindsprev-RJ esteve em Brasília para encaminhar reivindicações dos trabalhadores junto às instâncias do governo federal. A comissão é composta pelos dirigentes do Sindsprev-RJ Sidney Castro e Enilton Felipe e pelo servidor Mardones da Costa.
No dia 17/2, aconteceu uma reunião na Condsef, da qual participaram dois representantes daquela confederação (Sérgio Ronaldo e Edison) e os membros da comissão do Sindsprev-RJ. A reunião teve como pauta a definição de estratégias para conquistar, no Congresso Nacional, apoio à proposta da deputada federal Érika Kokay (PT-DF) que altera o artigo 50 da Medida Provisória (MP) nº 1.286/2024 e estabelece que a Gratificação de Atividade de Combate e Controle de Endemias (GACEN) será reajustada até um valor que corresponda ao percentual de 46,87% das diárias de nível D. Uma carta aos parlamentares já foi produzida e distribuída com este objetivo.
No dia 18/02, dando continuidade ao Trabalho do Plantão da Vigilância em Saúde, os representantes do Sindsprev-RJ estiveram reunidos no gabinete da deputada Érica Kokay — para orientação dos trabalhos de apoio à proposta — e também realizaram visita ao gabinete do deputado Reimont (PT-RJ) e demais lideranças do PT. O objetivo desta última movimentação foi buscar agendamento de reunião com o líder do governo Lula na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Outro gabinete visitado foi o da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), a quem os servidores pediram apoio à emenda da Gacen.
Em 19/2, os representantes do Sindsprev-RJ (Plantão da Vigilância em Saúde) realizaram panfletagem, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, de documento pedindo apoio dos parlamentares à proposta de Érika Kokay. No dia 20/2, os representantes do sindicato compareceram à Comissão de Tributação e Finanças para se inteirar da situação do projeto de lei relacionado ao plano de saúde, texto este apresentado pelo deputado Lindbergh Farias. Infelizmente, o referido projeto encontra-se parado naquela comissão, sem relator designado. Em seguida, os representantes do Sindsprev-RJ participaram de ato público em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos (MGI), Bloco F, onde ocorria reunião do governo com entidades sindicais nacionais do funcionalismo federal.
Dia 21/2, os membros do plantão da Vigilância em Saúde estiveram reunidos na Condsef para avaliar as atividades da semana, sendo informados de que a carta aos parlamentares, com pedido de apoio à emenda que reajusta a Gacen, já foi compartilhada em todos os estados.
Dia 25/2, em continuidade do plantão, os representantes do Sindsprev-RJ reuniram-se no Palácio do Planalto com o Secretário Especial de Assuntos Federativos (SEAF), André Ceciliano, buscando apoio para a emenda que atualiza os valores da Gacen. Em resposta, Ceciliano colocou-se à disposição para promover a interlocução junto ao relator do texto, assim que o mesmo for designado.