21.7 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, dezembro 4, 2024
spot_img

Plebiscito comprova: maioria esmagadora dos servidores do HFSE rejeita fusão com o Hospital Gaffrée e Guinle

A fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) foi amplamente rejeitada pelos trabalhadores efetivos, cedidos e CTUs que participaram do plebiscito realizado entre os dias 25 e 29 de novembro no Hospital Federal dos Servidores (HFSE). Concluída a apuração dos votos, na manhã desta segunda-feira (2/12), o repúdio dos servidores e servidoras à fusão dos dois hospitais obteve 1.468 votos, contra apenas 62 votos favoráveis à proposta do governo Lula (PT). Com um total de 1.547 votantes, o plebiscito apurou ainda 16 votos nulos e 1 voto em branco.

A coleta de votos foi realizada por urnas fixas e itinerantes e, na cédula de votação, os(as) servidores(as) responderam à seguinte pergunta: “Você é a favor da fusão e consequente extinção do HFSE?”.

Em termos percentuais, a rejeição da comunidade hospitalar do HFSE à proposta do governo obteve 94,9% dos votos, uma vitória maciça dos trabalhadores e trabalhadoras que sempre compreenderam a decisiva importância de manter o HFSE existindo e sob gestão direta do Ministério da Saúde, sem a presença de corpos estranhos como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Servidores acompanharam apuração. Foto: Mayara Alves.

“Os trabalhadores já decidiram. O HFSE fica. De um total de pouco mais de 2.200 votantes, 1.547 eleitores legitimaram o plebiscito, se posicionando nas urnas e sacramentando este resultado histórico. Apenas 62 votantes disseram sim à Ebserh, demonstrando que o voto foi livre, democrático e participativo”, afirmou, após a apuração, a servidora Christiane Gerardo.

“Durante os cinco dias do plebiscito, tivemos urnas fixas e itinerantes e percorremos todos os setores do HFSE. Já tínhamos a expectativa de ter mais de 1.500 votantes, o que de fato aconteceu. Quero agradecer o apoio de todos os servidores e servidoras que participaram do plebiscito e apoiaram a realização do pleito. O resultado legitimou a posição contrária à fusão do HFSE com o Gaffrée e Guinle e à consequente extinção do HFSE”, explicou a servidora Roberta Vitorino, do núcleo sindical do HFSE.

A apuração de votos do plebiscito foi realizada no auditório 1 do HFSE, em sessão pública e aberta à participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras da unidade. A decisão de realizar o plebiscito foi tomada por assembleia dos trabalhadores do HFSE realizada dia 4/11.

Servidores manifestaram, no plebiscito, a vontade de manter o HFSE. Foto: Mayara Alves.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias