Assembleia eleitoral realizada na manhã desta quinta-feira (28/11) referendou a eleição da nova diretoria colegiada e conselho fiscal do Sindsprev/RJ para um mandato provisório, de 1º de janeiro de 2025 a 30 de junho de 2026. A assembleia aconteceu no auditório térreo do Sindsprev/RJ, com expressiva participação dos servidores da seguridade e do seguro social.
Os integrantes da nova diretoria colegiada e conselho fiscal serão os mesmos da única chapa que se inscreveu para o pleito no Sindsprev-RJ, a Chapa 1 – Renovar e Lutar, composta por servidores e servidoras de todos os segmentos representados pelo sindicato. O referendo dos servidores e servidoras à nova diretoria colegiada e conselho fiscal obedeceu ao preceituado no Art. 74 do Estatuto do Sindsprev/RJ – veja a nominata completa, ao final desta postagem.
A convocação para a assembleia desta quinta-feira (28/11) foi realizada pela Comissão de Acompanhamento Eleitoral eleita na Assembleia Geral Extraordinária ocorrida em 26 de setembro deste ano, no auditório do Sindsprev/RJ.
Durante a assembleia, os servidores da seguridade e do seguro social fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao servidor Jorge Miranda, da Vigilância em Saúde, e ao advogado Antônio Silva Filho, do Departamento Jurídico do Sindsprev/RJ, ambos falecidos recentemente.
Saudações aos servidores(as) presentes à assembleia
A assembleia eleitoral desta quinta (28) foi aberta com saudações aos servidores e servidoras da seguridade e do seguro social que lotaram o auditório nobre do Sindsprev/RJ. “Este momento é muito importante porque o Sindsprev/RJ está com uma nova direção composta por muitos representantes da saúde e da assistência. Com isto, acho que vamos dar um novo sentido ao sindicato. Parabéns e sejam todos bem-vindos”, afirmou Maria Celina de Oliveira, dirigente do Sindsprev-RJ e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Rio de Janeiro.
“Quero agradecer a presença de todos e saudar a iniciativa da direção no sentido de promover este processo eleitoral. Haverá um mandato de até 1 ano e meio, com o compromisso desta chapa de promover um processo eleitoral com voto da base. O importante a destacar é que, neste processo eleitoral, estamos renovando cerca de 65% do quadro diretivo do Sindsprev-RJ, um sindicato do ramo da seguridade e do seguro social. Com esta renovação esperamos pavimentar um novo caminho sempre pautado na história do Sindsprev RJ, uma entidade que não se curva a governo algum e que tem a coragem de defender suas bandeiras e as categorias que representa. Deixo aqui minha saudação aos atuais e novos membros que irão compor a nova direção”, afirmou Rolando Medeiros, também dirigente do sindicato.
“Sindsprev-RJ sempre esteve à frente de seu tempo”
Servidor da Vigilância em Saúde com anos de militância no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), Sidney Castro também fez sua saudação. “Tenho grande satisfação por saber que companheiros dos hospitais federais vão integrar a direção do sindicato. Nós somos diretores de toda a categoria da base do sindicato e este sindicato não tem fronteiras para lutar em defesa dos trabalhadores. O sindicato só tem um lado, que é a defesa dos direitos da categoria que representa. Quero aqui mencionar a companheira Maria Celina, que merece todo o nosso respeito, sobretudo por continuar militando em idade avançada. Nós aqui não temos idade para dar sangue e suor em defesa dos trabalhadores”, disse.
“Parabéns aos companheiros e companheiras que já compõem e vão compor a nova direção do sindicato. O Sindsprev-RJ sempre teve a marca de estar à frente do seu tempo. Quando teve que debater o ramo da seguridade, o sindicato foi vanguarda na unificação de todos os setores da seguridade social. Hoje, exigências burocráticas absurdas vindas de esferas governamentais fazem com que não tenhamos companheiros do Estado e dos municípios representados na nova direção, mas isto não significa que o Sindsprev-RJ não continuará junto com esses setores na luta por seus direitos. Importante também lembrar que todos os comandos de greve vão compor a nova direção, o que é muito importante. Afinal, poucas entidades sindicais fizeram greve sob o governo Lula, e nosso desafio é manter a história vitoriosa de luta em defesa dos trabalhadores. A história do Sindsprev RJ”, frisou Cristiane Gerardo, servidora do Hospital Federal Cardoso Fontes.
Novos desafios para a seguridade e o seguro social
Ex-dirigente do Sindsprev/RJ, Crispim Lemos Wanderley citou o desafio representado pelos novos tempos de hegemonia tecnológica no mundo do trabalho. “Hoje temos que dar resposta a uma nova realidade. Estou aqui representando os aposentados. Se vocês analisarem o que será o século XXI, nós não teremos mais categorias profissionais, mas grupos de pessoas descartáveis. Então, o que vamos fazer? Os desafios serão maiores para vocês. Portanto, serão muito maiores que aqueles desafios que enfrentei”, disse.
Também ex-dirigente do Sindsprev/RJ e servidor aposentado do INSS, Carlos Vinicius Costa Lopes destacou o histórico de lutas do sindicato e também fez uma análise realista da mais recente greve na autarquia. “Temos nesta nova direção visões diferentes, mas nem por isto vamos caminhar separados, pois precisamos manter a unidade para enfrentar o período que se aproxima. Temos uma história de muita luta e estou aqui me reapresentando porque, na greve do INSS, pude perceber o quanto foi pífia a participação da categoria, algo que não representou a história de lutas da nossa entidade. Então, isto me indignou muito. Vamos precisar de uma entidade muito mais fortalecida para o próximo período, enfrentando propostas como a reforma administrativa. Deixo aqui as minhas saudações a todos vocês”, pontuou.
“A luta só está começando, mas a vitória vem no final”
“Estamos satisfeitos porque se renovou 65% da direção. A maioria, como eu, deu a juventude na construção deste sindicato. Vejo agora várias pessoas jovens que vão continuar. A luta continua sempre. Quero falar em nome da Secretaria de Aposentados e de vários companheiros que já se foram. Obrigado por vocês existirem”, afirmou Luis Henrique dos Santos, servidor lotado no Hospital Federal dos Servidores (HFSE) e dirigente do Sindsprev-RJ.
“A lenda só se torna lenda com o tempo, e hoje este sindicato é uma lenda. Esta entidade é uma casa para nós porque aqui discutimos a saúde do povo brasileiro. Quero lembrar dirigentes históricos deste sindicato que hoje, infelizmente, já não estão mais entre nós, como Shirley Coelho, Isabel Cristina, Manoel Crispim, Jorge Miranda e muitos outros. Há momentos em que queremos parar. Mas vamos para por quê? Então sejam bem-vindos. Parabéns também aos mata-mosquitos, que estiveram com a gente nas lutas deste sindicato”, completou Sebastião José de Souza (Tão), dirigente do Sindsprev-RJ lotado em Niterói.
Servidora lotada no HFSE que agora vai integrar a nova direção do Sindsprev-RJ, Cristina Venetilho agradeceu ao sindicato por acolher as lutas dos trabalhadores da rede federal. “Muitos de nós não conseguíamos nos enxergar como força de trabalho, mas o fatiamento mostrou que podemos lutar sim e nos conhecer, percebendo que unidos podemos muito. Se hoje estou aqui, é porque somos renovação sem esquecer as lutas dos companheiros que nos antecederam. Aos que hoje chegam para fortalecer esta luta, que tenhamos coesão em nossas frentes de batalha. A nossa luta está só começando, mas a vitória vem no final. Obrigado ao Sindsprev-RJ”, frisou.
“Eu sou fruto da luta deste sindicato e tenho motivo pra estar aqui, tenho muito orgulho. Sei o que é ter este sindicato como instrumento de luta. O Hospital Cardoso Fontes sempre foi de luta, quando impedimos outra entidade sindical de estar lá. Algo que fizemos em respeito ao Sindsprev-RJ. O título de direção só aumenta a responsabilidade, minha e de meus colegas, de estar aqui e lutar pela saúde, pelo INSS e todos os setores da nossa categoria”, disse Neusa Beringui, servidora lotada no Cardoso Fontes que também está na nova diretoria colegiada do Sindsprev-RJ.
Nova Diretoria Colegiada
Paulo Américo Turl Machado – INSS
Rolando Medeiros – INSS
Albirato de Jesus – Ministério da Sáude -Vigilância em Saúde
Sidnei de Castro Barbosa – Ministério da Sáude -Vigilância em Saúde
Enilton Felipe – Ministério da Sáude -Vigilância em Saúde
Irineu Santana – Ministério da Sáude -Vigilância em Saúde
Isaac Loureiro Junior – Ministério da Sáude -Vigilância em Saúde
Octaciano Ramos – Ministério da Sáude -Vigilância em Saúde
Robson Francisco Jordino – Ministério da Sáude -Vigilância em Saúde
Pedro Jorge Gomes de Lima – Ministério da Sáude -Vigilância em Saúde
Osvaldo Sergio Mendes – Ministério da Saúde – cedido
Sebastião José de Souza – Ministério da Saúde – cedido
Maria Ivone Suppo – Ministério da Saúde – cedida
Maria Celina de Oliveira – Ministério da Saúde – cedida
Milton Alves da Silva – Ministério da Saúde – cedido
Luis Henrique dos Santos – Ministério da Saúde – HFSE
Cristiane dos Santos Pereira da Silva – Ministério da Saúde – HFA
Cristina Maria Venetilho de Souza – Ministério da Saúde – HFSE
Luis Henrique Oliveira dos Santos – Ministério da Saúde – HFCF
Neusa Beringui de Oliveira – Ministério da Saúde – HFCF
Maria Aparecida da Silva Vaz – Ministério da Saúde – HFL
Claudio Silva de Oliveira – Ministério da Saúde – HFI
Maria Isabel Alvadia Amarante da Silva Mariano – Ministério da Saúde – HFCF
Christiane Gerardo Neves – Ministério da Saúde – HFCF
Carla Leticia Barbedo de Oliveira – Ministério da Saúde – HFSE
Marta Moura de Oliveira Meirelles – INTO
Heloisa da Silva Fonseca – Ministério da Saúde – HFA
Roseane Rocha Villela – Ministério da Saúde – HFB
Roberta Santiago Vitorino – Ministério da Saúde – HFSE
Aline Melo da Silva – INCA
Diretoria Colegiada – Suplentes
Carlos Vinicius da Costa Lopes – INSS
Oswaldo Luiz da Mota Monsores – INSS
Bruno Cunha de Melo – INSS
Luis Antônio Hipólito – Ministério da Saúde – HFSE
Sandra Alves dos Santos Spíndola – Ministério da Saúde – HFL
Rosângela Sampaio Silveira – Ministério da Saúde – HFB
Patrícia Falbo Chaves Gontijo Alves – Ministério da Saúde – HFSE
Elaine de Oliveira Xavier Salles – Ministério da Saúde – HFB
Clara Maria Fonseca – Ministério da Saúde – cedida
Ricardo de Amorim Messias – Ministério da Saúde – Vigilância em Saúde
Conselho Fiscal
Simone Ferreira de Santana – Ministério da Saúde – HFCF
Ivanilda Ferreira Alves – Ministério da Saúde – HFB
Marcelo Pereira da Silva – HFA
Paulo Sergio Lourenço da Silva – Ministério da Saúde – Vigilância em Saúde
Marcia Maria de Avelar Vieira da Silva – INSS
Conselho Fiscal – Suplentes
Ana Lucia Viana Pinto de Queiroz – Ministério da Sáude – HFCF
Juliana Laversveiler Costa – Ministério da Sáude – HFSE
Thiago Santos Carvalho Gomes – INSS
Olinda Felicio da Silva – Ministério da Saúde – Vigilância em Saúde
Celia Regina Mendes – Ministério da Saúde – cedida