23.7 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Na próxima terça (12/11), todos ao ato no Hospital do Andaraí. Não ao fatiamento da rede federal

Servidores da rede federal do Rio fazem ato unificado na próxima terça-feira (12/11), a partir das 9h, em frente ao Hospital Federal do Andaraí (HFA). Junto com o Hospital Federal Cardoso Fontes (Jacarepaguá), o Andaraí é uma das duas unidades que o Ministério da Saúde pretende repassar ao município do Rio de Janeiro. Apesar do impasse entre o Ministério e o prefeito Eduardo Paes (PSD) em torno de questões orçamentárias  relacionadas à possível mudança de gestão, a intenção de Nísia Trindade é insistir na municipalização das duas unidades federais de saúde. O que torna o ato unificado da próxima terça-feira (12), no Hospital do Andaraí, essencial na luta em defesa de toda a rede federal do Rio.

Na próxima segunda-feira (11/11), ocorreria um ato unificado em frente ao Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) — na rua México 128 –, durante reunião entre o Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, e representantes do Sindsprev/RJ. No entanto, o ato foi cancelado após Massuda informar que não compareceria à reunião com o sindicato.

Cartaz convocatório do ato no Andaraí. Arte: Robert Jordino.

Plebiscito vai consultar trabalhadores do HFSE sobre fusão com o Gaffrée e Guinle

De 25 a 29 de novembro será realizado o plebiscito para consultar a comunidade hospitalar do HFSE sobre a intenção do governo Lula (PT) de promover a fusão do Hospital dos Servidores com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). Aprovado em assembleia dos trabalhadores do HFSE realizada dia 4/11, o plebiscito vai fazer a seguinte pergunta aos votantes: “você é a favor da fusão entre o HFSE e o HUGG, com extinção do HFSE?”.

O funcionamento da urna será nos horários das 8h às 16h e das 19h às 20h30. O local de votação será na porta do HFSE. Serão votantes todos os servidores efetivos, cedidos e CTUs do HFSE.

A intenção do governo Lula (PT) é, a partir da fusão do HFSE com o Gaffrée e Guinle, criar um novo hospital universitário cuja gestão ficaria a cargo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Seguindo o exemplo dos trabalhadores do HFSE, na última quinta-feira (7/11) os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) também aprovaram a realização de um plebiscito para consultar a comunidade universitária sobre a fusão do HFSE com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). Realizada no anfiteatro do Gaffrée e Guinle, a assembleia aprovou a organização de mobilizações conjuntas com os servidores da rede federal de saúde do Rio na luta contra a fusão das duas unidades hospitalares.

Cartaz de divulgação do plebiscito no HFSE. Arte: Roberto Jordino.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias