Foi realizada na manhã desta segunda-feira (1/4), no auditório do Sindsprev/RJ, a reunião de representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) com 4 (quatro) membros do Conselho Estadual de Saúde do Rio. O objetivo foi pedir aos conselheiros que se posicionassem diante da gravíssima situação de sucateamento e precariedade vivida pela rede federal de saúde, onde unidades estão desabastecidas, sem insumos básicos, sem medicamentos e com número cada vez menor de servidores (recursos humanos).
Em decorrência da reunião, os conselheiros estaduais presentes comprometeram-se a comunicar ao Conselho Nacional de Saúde a dramática situação das unidades da rede federal do Rio. Outro encaminhamento aprovado foi que um representante da rede federal participe da próxima plenária do Conselho Estadual de Saúde, a fim de apresentar um relato pormenorizado sobre os problemas da rede. A plenária acontecerá dia 9 de abril, a partir das 10h, no auditório do Sindsprev/RJ – Rua Joaquim Silva, 98 – térreo.
“A reunião foi de suma importância porque cobramos uma posição do Conselho Estadual de Saúde. Afinal de contas, a rede do Ministério da Saúde é federal, mas realiza seus atendimentos aqui no nosso Estado. A atual situação das unidades é tão precária que já ultrapassou todos os limites imagináveis. No Hospital Federal do Andaraí, por exemplo, falta até medicação para quimioterapia”, afirmou Maria Celina de Oliveira, dirigente do Sindsprev/RJ e da CTB que foi escolhida, na reunião desta segunda (1/4), como interlocutora junto ao Conselho Estadual de Saúde.
Além de Celina e dos conselheiros estaduais, participaram da reunião os dirigentes do Sindsprev/RJ Milena Lopes e Osvaldo Mendes.