Junto com movimentos sociais e de luta contra o racismo, a Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ está participando das mobilizações para que a Prefeitura do Rio implemente a Assessoria Especial de Saúde Integral da População Negra. Parte de uma política visando melhorar a saúde da população negra do Rio de Janeiro, a implementação da Assessoria já foi aprovada em lei. No entanto, até o momento o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, ainda não assinaram o documento da implementação.
“Exigimos que o prefeito Paes e o secretário Soranz efetivem a Assessoria Especial de Saúde Integral da População Negra. A demora na implementação é inaceitável e injustificável. A prefeitura já assumiu, em nível internacional, o compromisso de fazer do Rio de Janeiro uma cidade antirracista, mas entra em contradição quando demora a implementar a Assessoria”, criticou Osvaldo Mendes, dirigente da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ.
Nesta quarta-feira (31/1), a partir das 16h, representantes de movimentos de luta contra o racismo, incluindo o Sindsprev/RJ, vão comparecer ao gabinete do secretário Daniel Soranz, na sede da Prefeitura (Cidade Nova), para exigir a implementação da Assessoria Especial de Saúde Integral da População Negra.