Assembleia da rede federal de saúde realizada na manhã desta sexta-feira (7/7), no auditório da Maternidade do Hospital de Bonsucesso, aprovou a criação de um Fundo para assegurar os recursos financeiros necessários à greve pelo piso salarial da enfermagem.
Após amplo debate com participação de servidores das unidades federais do Rio — como Hospital Cardoso Fontes, Hospital do Andaraí, Hospital de Ipanema, Hospital da Lagoa, Into e Instituto de Cardiologia de Laranjeiras —, a assembleia concordou com a proposta da direção do Sindsprev/RJ, que é formar um Fundo de Greve da Rede Federal. Os recursos do Fundo serão garantidos pelo desconto mensal de R$ 10,00 (dez reais) de cada servidor da saúde federal associado ao Sindsprev/RJ, nos meses de julho, agosto e setembro.
Outra deliberação da assembleia da rede federal foi manter a greve da enfermagem, nas unidades onde ela já esteja acontecendo, e iniciar a paralisação nas que ainda não aderiram ao movimento.
A greve por tempo indeterminado está sendo a resposta dos profissionais de enfermagem aos sucessivos e inaceitáveis adiamentos na implementação do piso salarial.