A paralisação nacional da enfermagem, que acontece nesta sexta-feira (10/3), será um passo fundamental na luta pela implementação do piso salarial da categoria. No Rio de Janeiro, os profissionais da enfermagem farão ato unificado a partir das 10h, em frente ao Hospital Municipal Souza Aguiar (Centro). Além do Rio de Janeiro, atos públicos da enfermagem serão realizados em outras capitais brasileiras.
Convocada por Sindsprev/RJ, Fenasps e dezenas de entidades, associações e sindicatos da enfermagem de todo o país, a paralisação vai sinalizar a profunda insatisfação dos profissionais dos setores público e privado diante de tanta protelação promovida pelo Congresso Nacional, por governadores, prefeitos e empresas visando não implementação do piso.
Algumas das entidades e representações da enfermagem que estão organizando a paralisação são : a CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde); a CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social); a Confetam (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal); a FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros); Aben (Associação Brasileira de Enfermagem); Cofen; Anaten (Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem) e Eneenf (Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem).