22.3 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Fenasps apresenta pauta dos servidores do INSS ao novo ministro da Previdência, Carlos Lupi

Em reunião ocorrida dia 9/1, no gabinete do novo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a Fenasps (federação nacional) apresentou a pauta de reivindicações dos servidores e servidoras do INSS. Após as apresentações iniciais, os(as) representantes da Fenasps relataram a situação caótica em que o INSS se encontra, com problemas de toda ordem, como falta de servidores, agências sucateadas e acordos de greve não cumpridos.

Junto com a pauta de reivindicações, foi entregue documento com diagnóstico e propostas sobre a autarquia. A federação nacional requereu o cumprimento do acordo de greve assinado em 2022, com destaque para itens como discussão do reajuste do Vencimento Básico (VB); Comitê Gestor da Carreira; Carreira de Estado; Concurso Público; Jornada de Trabalho; Reestruturação dos Serviços Previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional); e Prevenção do Adoecimento dos Servidores.

A Fenasps reafirmou ainda que será necessário fazer reestruturação e repactuar as relações de trabalho no INSS, cujos programas de gestão funcionam apenas com base em metas e produtividade que não conseguiram resolver as mazelas e problemas históricos da autarquia, como as imensas filas com mais de cinco milhões de processos, resultando em um alto índice de adoecimento da categoria. Para a Fenasps, é urgente, também, atualizar o parque tecnológico, que está ultrapassado e não permite o bom desempenho das atribuições.

Outro ponto destacado pela federação nacional foi a grave distorção salarial dos servidores do INSS, que, além do congelamento salarial dos últimos anos, possuem salário-base inferior ao salário-mínimo. Diferença esta que será de aproximadamente 20%, considerando o mínimo em 2023, no valor de R$ 1.320,00.

De sua parte, o ministro Carlos Lupi manifestou disposição de buscar solução para os problemas do INSS, informando ter, como projeto em análise, a criação de um Cartão que contenha todos os dados dos aposentados, fazendo assim interação com as diversas políticas públicas que precisam se inserir. Lupi também ressaltou ser contra a terceirização, mas que inicialmente tem, como estratégia para resolução das filas do INSS, a realização de convênios com estados e municípios.

Em síntese, o novo ministro da Previdência se mostrou sensível às pautas apresentadas e propôs-se a realizar reuniões periódicas com os representantes da Fenasps, para avanço das pautas, sendo definida a data de uma próxima reunião em um prazo de 15 dias.

Na reunião com Lupi, a Fenasps foi representada pelos dirigentes Viviane Peres (PR), Thaíze Antunes (SP), Cristiano dos Santos Machado (SP), Moacir Lopes (PR) e José Campos Ferreira (RS).

Leia a postagem completa sobre a reunião, feita pela Fenasps, clicando no link abaixo:

Site da Fenasps

 

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias