*Resultado da mobilização dos servidores do INSS, da Fenasps (federação nacional) e sindicatos filiados, a autarquia publicou, na última sexta-feira (22/7), uma portaria autorizando a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) a devolver os valores descontados em função da greve de 2009.
Assim, começa a ser cumprida uma das resoluções do acordo de greve assinado no último dia 23 de maio.
A Fenasps orienta os servidores e servidoras que realizaram greve em 2009 a procurarem os seus respectivos setores de Gestão de Pessoas, se possível nas Superintendências, para verificar como será feita a devolução.
Assim que a Fenasps tiver mais informações sobre o processo de devolução dos valores descontados na greve de 2009, vai divulgar em seu site (www.fenasps.org.br). A devolução dos valores descontados é uma vitória dos trabalhadores do INSS, da Fenasps e sindicatos filiados.
Também na última sexta-feira (22/7), o INSS publicou portaria autorizando empréstimo de equipamentos ao servidor que realiza atividades em teletrabalho. A resolução consta do acordo da greve do INSS assinado este ano. Confira aqui a íntegra desta portaria.
As duas portarias representam apenas uma parte do que foi acordado com o governo, e a Fenasps segue na luta para cobrar o inteiro cumprimento do termo assinado em maio, que decretou o retorno ao trabalho após uma greve que durou 62 dias.
*Texto produzido a partir de informações do site da Fenasps.