O Sindsprev/RJ convoca os servidores do INSS do Rio a participarem da próxima assembleia (presencial e virtual) da categoria, que acontecerá hoje (17/5), a partir das 14h, no auditório do sindicato (rua Joaquim Silva, 98 – Lapa), próximo aos arcos. Na pauta: avaliação da greve; avaliação da proposta feita pelo governo à Fenasps e sindicatos; informes gerais. Compareça! A assembleia dos servidores do INSS também poderá ser acompanhada por meio de chats, basta clicar no link abaixo, a partir das 14h.
Link para participar da assembleia
A assembleia também será transmitida pelos canais de YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCBHzlTZiQUF8ACH9gTfRv_A) e Facebook (https://www.facebook.com/SindsprevRJ) do Sindsprev/RJ.
Ao completar 51 dias, a greve nacional dos servidores do INSS está num momento decisivo, marcado por protestos nos estados, em Brasília e por articulações no Congresso. O resultado é que, na última quinta-feira (12/5), o governo encaminhou à Fenasps uma primeira resposta oficial à pauta de reivindicações da categoria. As propostas do governo foram apresentadas ao Comando Nacional de Greve pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, José Carlos de Oliveira, e pelo presidente do Instituto, Guilherme Serrano.
Em linhas gerais, as propostas preveem que a carreira dos servidores do INSS (seguro social) passa a ser considerada carreira típica de Estado (dependendo de aprovação de projeto pelo Congresso Nacional), sendo exigido curso superior para ingresso na carreira; suspensão de efeitos financeiros sobre a GDASS pelo não atingimento de metas; estabelecimento de 90 pontos para servidores em PGs e centrais de análise de benefícios; e devolução dos descontos da greve, a serem compensados, segundo termo de acordo a ser assinado. As propostas não contemplam o reajuste de 19,99% e demais reivindicações salariais, como também não asseguram a realização de concurso público, o que é um empecilho em relação à carreira do seguro social.
A exemplo do Rio de Janeiro, servidores do INSS de outros estados também estão realizando assembleias esta semana. Os posicionamentos nos estados serão levados à plenária nacional da Fenasps que acontecerá nesta quarta-feira (18/5), em Brasília.