22.3 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Alerta: Brasil tem maior alta de mortes por covid desde abril

O Brasil teve, nas últimas 24 horas, quase 3 mil mortes por covid-19. Com isto, o país já chegou a 493 mil mortes desde o início da pandemia. As informações são do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Em relação ao número de novos casos de covid-19 no Brasil, o aumento também foi expressivo: foram 95.367 novos infectados, entre os dias 15 e 16 de junho.

Tanto as mortes quanto os casos de covid-19 estão acima das médias móveis, calculadas nos últimos sete dias. A ocorrência de casos diários está no pior patamar desde o dia 1º de abril, quando o Brasil enfrentava o pior momento da segunda onda.

Esses dados apontam para uma nova escalada da pandemia, a caminho da chamada “terceira onda”, conforme alerta feito por cientistas há cerca de 15 dias. Em declaração ao portal de notícias Brasil de Fato, o epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Jesem Orellana lembrou que esses dados sofrem de subnotificação. “É muito provável que este número seja bem maior. Nossa capacidade de detecção de casos novos não é das melhores. Tanto em função das limitações da tecnologia, como das dificuldades de fazer rastreamento dos contatos”, disse.

Enquanto a chegada de uma terceira onda da covid está cada vez mais próxima, o Brasil segue como um dos países onde a vacinação contra a doença está mais lenta. Até o momento, foram totalmente vacinadas (ou seja: com duas doses) apenas 11,3% dos brasileiros. Resultado da negligência e absoluta irresponsabilidade do governo Bolsonaro em relação à vida da população.

Especialistas e pesquisadores em saúde pública alertam que, por estar muito atrasado na vacinação de sua população, o Brasil torna-se por essa razão um experimento a céu aberto para novas e mais perigosas mutações do novo coronavírus.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias