Um dia após o município do Rio bater novo recorde de internações por covid, a prefeitura publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (19/3) um decreto determinando o fechamento de praias e outras restrições para conter o avanço da doença na cidade. Pelo novo decreto, estão proibidos o comércio e serviços na praia, inclusive de vendedores ambulantes, além da entrada de ônibus e vans fretados na cidade.
Também nesta sexta (19), o prefeito Eduardo Paes (DEM) se reúne com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, para a divulgação do 11º Boletim Epidemiológico da covid-19 na cidade.
Decreto anterior da prefeitura do Rio, publicado dia 11 de março, já havia imposto restrições aos horários de funcionamento de comércio, serviços, bares e restaurantes, que no momento só podem realizar atendimento presencial até as 21 horas.
A Prefeitura do Rio não destaca a possibilidade da adoção de medidas ainda mais restritivas na cidade, a depender da evolução da covid no Rio, onde a ocupação de leitos de UTI na rede SUS já chegou a 95%. Uma das possibilidades é a adoção de um lockdown, que significa o fechamento completo da cidade e de suas atividades econômicas e sociais.
Com quase 288 mil mortes já provocadas pela doença, a pandemia de covid segue em total descontrole na maioria dos estados e capitais brasileiras. Nas últimas 24h, a covid matou 2.659 pessoas no Brasil.