Servidores do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, protestam na quarta-feira (17/3) contra suas precárias condições de trabalho e para exigir imediata vacinação de todos os profissionais da rede federal do Rio.
Organizada com apoio do Sindsprev/RJ, a manifestação será realizada em frente ao portão principal do hospital, a partir da 11h.
O clima entre servidores do Cardoso Fontes é de grande indignação, que aumentou bastante após a recente morte da técnica de enfermagem Niedes Fernandes de oliveira, de 60 anos.
A exemplo de vários outros servidores do hospital, ela trabalhava na Central de Esterilização sem estar vacinada.
“Nossa equipe de enfermagem não foi vacinada, nosso CTI fecha novamente para covid e o Ministério da Saúde não nos dá a menor satisfação sobre o que está acontecendo, como se já não bastassem a recente demissão em massa de profissionais na rede federal e o fato de estarmos há 6 anos sem reajuste salarial e trabalhando sob precárias condições”, criticou Cristiane Gerardo, dirigente regional do Sindsprev/RJ.
A manifestação no Hospital Cardoso Fontes terá, como motes, as seguintes palavras de ordem: ‘vacina para todos os profissionais de saúde, contra as demissões e contra a PEC que congelou os salários do funcionalismo’, numa referência à Proposta de Emenda Constitucional nº 186, aprovada no Congresso Nacional. Esta PEC suspendeu por 15 anos todos os reajustes salariais do funcionalismo público federal, estadual e municipal.