24.2 C
Rio de Janeiro
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

Saúde Federal faz assembleia virtual nesta quinta-feira (11 de março), a partir das 18h30

O Sindsprev/RJ convoca os servidores da saúde federal para assembleia virtual nesta quinta-feira (11 de março), a partir das 18h30, com a seguinte pauta: luta contra o Decreto 10.620/21 e assuntos gerais, incluindo a caótica situação da rede federal, agravada pela recente demissão de mais 1.419 profissionais contratados.

Participe. A assembleia será realizada por meio do aplicativo Google Meets, no link abaixo:

https://meet.google.com/sdy-isko-szt

Editado este ano por Bolsonaro, o Decreto nº 10.620 desvincula todos os servidores aposentados e pensionistas do órgão de origem e impõe que as aposentadorias e pensões de autarquias e fundações, mesmo daqueles regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU), devem ser transferidas para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), administrado pelo INSS. Na prática, o Decreto é uma segunda reforma da previdência que dificulta ainda mais a concessão de aposentadorias e pensões a todos os servidores.

Demissões de contratados deixam rede federal com 650 leitos impedidos

Outro ponto que será abordado na assembleia desta quinta-feira (11) é o da precária situação de toda a rede federal do Rio, onde quase 3.600 profissionais contratados foram demitidos desde o início do ano, aprofundando o caos e gerando desassistência para a população.

Como resultado dessas demissões, atualmente as unidades federais do Rio estão com 650 leitos impedidos por falta de médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem.

No início deste mês, o Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu representação do Ministério Público Federal cobrando respostas do governo Bolsonaro sobre a situação nos 6 hospitais e 3 institutos que funcionam no Rio.

Até o momento, porém, o Ministério da Saúde continua se comportando como se nada de anormal estivesse acontecendo, numa típica postura de quem não dá a menor importância à vida da população e dos próprios servidores.

Vacinação contra covid é insuficiente até entre profissionais de saúde

Exemplo de tamanho descaso e desprezo pela vida humana está no fato de até o momento ainda haver profissionais de saúde não vacinados na rede federal. E pior: são profissionais que estão na linha de frente do atendimento a pacientes de covid.

No Centro Cirúrgico do Hospital Federal Cardoso Fontes, por exemplo, é o caso de inúmeros profissionais de enfermagem. “Essa situação é completamente absurda e inaceitável. Nosso hospital tem uma emergência de porta aberta com muitas demandas de urgência. O pior é que a insuficiência na vacinação também acontece em outras unidades da rede federal. Até quando a irresponsabilidade do Ministério da Saúde vai continuar pondo em risco as vidas de servidores e pacientes? Por tudo isso é muito importante que todos participem da assembleia virtual desta quinta-feira, dia 11 de março”, afirma Cristiane Gerardo, da direção do Sindsprev/RJ.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias